Proporcionar crédito do BDMG aos municípios de Minas Gerais para:
Prefeituras de municípios de todos os portes e regiões de Minas Gerais.
O BDMG oferece diversas linhas de financiamento para os municípios mineiros investirem em obras de infraestrutura, desenvolvimento sustentável, prevenção de desastres naturais, construção e melhorias de vias, aquisição de equipamentos e veículos, entre outras.
Conheça nossas linhas de crédito:
O Edital de Municípios 2023 traz novidades que facilitam o acesso ao crédito pelas prefeituras: antecipação de parte do valor contratado, aumento do limite de crédito e prazos diferenciados. O novo edital oferece linhas de financiamento para apoiar investimentos em projetos de sustentabilidade e de infraestrutura, além de viabilizar a aquisição de máquinas e equipamentos. É crédito ágil, com taxas e prazos competitivos.
Encontre informações e os documentos necessários para cada edital.
Sabemos que mais agilidade e menos burocracia são diferenciais importantes no dia a dia das relações com um banco. Pensando nisso, construímos uma nova forma de relacionamento com os municípios, totalmente digital e prática.
É muito simples! Ao cadastrar-se na plataforma BDMG Digital, o município passará a contar com:
É muito fácil solicitar o cadastro do seu município no BDMG Digital e ter acesso a todas as funcionalidades.
Faça já o cadastro do prefeito e do gestor municipal e simplifique seus processos.
Acesse nossos treinamentos através dos links abaixo:
É rápido e seguro
O Programa tem como objetivo a universalização do saneamento nos municípios* da Bacia do Paraopeba atigindos pela ruptura das barragens do Córrego do Feijão.
O Programa será executado em dois eixos principais:
* Abaeté, Betim, Biquinhas, Brumadinho, Caetanópolis, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Mateus Leme, Morada de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São Joaquim de Bicas, São José de Varginha, Três Marias.
A iniciativa é realizada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). O rompimento das barragens tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais e ambientais.
As linhas de financiamento para o setor público oferecem condições para apoiar a administração municipal na realização de investimentos necessários à infraestrutura da cidade, sem comprometer a saúde financeira do município.
A fundação Renova, o BDMG e o BANDES firmaram parceria para apoiar os municípios mais atingindos pelo rompimento da Barragem de Fundão.
Em 5 de novembro de 2015 ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração denominada “Fundão”, no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, Minas Gerais. O rompimento da barragem de Fundão é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira, e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de metros cúbicos. A lama chegou ao Rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio.
Com o objetivo de conduzir os programas de reparação, restauração e recuperação socioeconômica e socioambiental nas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, foi criada a Fundação Renova. Desde 2017, o BDMG tem atuado como agente financeiro nos programas socioeconômicos relacionados com a dinamização econômica da região do Rio Doce – Desenvolve Rio Doce, Compete Rio Doce, Diversifica Mariana e do Programa Socioambiental de coleta e tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos (PG31) nos 35 municípios da área mineira de atuação da Renova.
O programa de Coleta e Tratamento de Esgoto e Destinação de Resíduos Sólidos disponibiliza recursos financeiros aos municípios para elaboração de planos básicos de saneamento básico, projetos de sistema de esgotamento sanitário, implementação de obras de coleta e tratamento de esgotos, erradicação de lixões e implantação de aterros sanitários regionais. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 390 milhões em 35 municípios mineiros, do total de R$ 500 milhões que incluem os municípios do Espírito Santo.
Se você ainda não é cliente, faça o seu cadastro no BDMG
Digital e tenha acesso a
diversas facilidades.
É rápido e seguro.
Como você prefere entrar em contato conosco?
Atendimento para quem ainda não é cliente, mas deseja saber mais sobre o banco, nossos produtos e também sobre o andamento de proposta de financiamento.
Atendimento para você que já é cliente e tem crédito contratado.
Lourdes - Belo Horizonte / MG
CEP 30160-907
Mapa mostrando a localização do BDMG na Rua da Bahia, 1600, Centro, Belo Horizonte, MG.
Encontre documentos necessários, como Modelos de Placas, Tabelas de Tarifas e Ressarcimentos, e outros.