Linhas de financiamento para atender as mais diversas demandas de infraestrutura dos municípios mineiros:

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BDMG MAQ

Aquisição de máquinas e equipamentos, como tratores, caminhões, escavadeiras, motoniveladoras (patrol), unidades de resgate e ambulâncias, ônibus, caminhões-tanque e carros de resgate para brigadas de incêndio.

CONDIÇÕES: 0,53% a.m. + Selic* │ 60 meses para pagar │ 12 meses de carência
* 0,45% a.m. + Selic para municípios com IDH igual ou menor do que a média do Estado.

Confira mais novidades do Edital BDMG Municípios 2025:

Ícone mais economia

Custo: a partir de 0,33% a.m + Selic para os municípios do IDH menor ou igual à média dos municípios de MG e 0,41% a.m + Selic para os demais.

Ícone Mais planejamento

Prazo: Até 96 meses, incluídos até 18 meses de carência.

Ícone Mais agilidade

Contratação e liberação dos recursos de forma rápida e 100% digital.

Ícone Mais apoio

Assessoria técnica no processo de contratação do financiamento.

Ícone Mais flexibilidade

Após licitado, o município já terá liberado 40% do valor para o investimento em infraestrutura.

Veja como o crédito do BDMG se transforma em desenvolvimento para os mineiros

Sabe o que estes moradores de cidades mineiras têm em comum? Todos eles foram beneficiados pelos projetos financiados por meio do Edital de Municípios do BDMG.

Gestor público, confira aqui as informações sobre o Edital BDMG Municípios 2025
  • Beneficiários: prefeituras municipais mineiras
  • Orçamento: R$ 400 milhões
  • Limite de financiamento por município:
    Faixa Populacional Limite de Financiamento (Total)
    Até 5.000 habitantes R$ 3.500.000,00
    De 5.001 a 10.000 R$ 5.000.000,00
    De 10.001 a 40.000 R$ 10.000.000,00
    De 40.001 a 100.000 R$ 15.000.000,00
    Acima de 100.000 R$ 20.000.000,00

    Para fins de cálculo do limite, deverá ser utilizada a população estimada pelo IBGE no ano de 2022.
    Clique aqui e confira.

  • Cronograma:
    ETAPA PRAZO RESPONSÁVEL
    1 Envio da Proposta por meio da plataforma BDMG Digital Até 17/03/2025 Município
    2 Habilitação da Proposta Digital Até 31/03/2025 BDMG
    3 Envio da lei autorizativa municipal referente ao financiamento e documentos para elaboração do PVL Até 28/04/2025 Município
    4 Protocolo do PVL no SADIPEM/STN Até 26/05/2025 Município
    5 Regularização de pendências documentais ou cadastrais Até 23/06/2025 Município
    6 Celebração do Contrato de Financiamento 30 dias após a emissão do contrato Município
    7 Para linhas com projeto de engenharia: envio do projeto 90 dias a partir da emissão do contrato, podendo ser renovado por mais 90 dias, mediante pagamento de encargo de reserva de crédito Município
    8 Para linhas que financiam consultorias técnicas: envio do escopo 90 dias a partir da emissão do contrato, podendo ser renovado por mais 90 dias, mediante pagamento de encargo de reserva de crédito Município
    9 Para linhas que financiam máquinas e equipamentos: envio do procedimento de licitação 90 dias a partir da emissão do contrato Município
    10 Liberações e Acompanhamentos Conforme cronograma licitado BDMG
  • Inscrição

    As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no site do BDMG, na área “acesse seu BDMG Digital”. Após o envio das informações solicitadas na plataforma, será exibida uma mensagem de “confirmação”. Isso significa que a proposta foi corretamente registrada e já está em análise. Não é preciso contatar o BDMG por telefone ou e-mail para confirmar. O envio deverá ser feito até a data limite estipulada no Edital.

    Caso o Município não tenha cadastro no portal, deverá efetivá-lo neste link.

    Atenção! A contratação das operações de crédito estará condicionada à disponibilidade de limite global anual de crédito aos órgãos e entidades do setor público, conforme Resolução 4.589 de 24 de março de 2022, do Banco Central.

Acesse o vídeo e veja como é simples enviar a proposta de financiamento!

Agora, o BDMG vai analisar a sua solicitação de financiamento​​​​​​​.

Leia atentamente o Edital para conhecer as linhas de crédito disponíveis e as regras gerais para habilitação.

Condições para a habilitação das propostas

  • a) Estar em dia com os relatórios contábeis homologados nos sistemas Siconfi, Sicom e Cauc.
  • b) Capacidade de endividamento do proponente.
  • c) Atendimento aos Limites Legais previstos na Constituição Federal, principalmente no que tange ao artigo 167-A, na Lei de Responsabilidade Fiscal e nas Resoluções 40 e 43 de 2001, do Senado Federal, inclusive no que se refere a despesas com pessoal.
  • d) Enquadramento do objeto a ser financiado, conforme regras do BDMG.
  • e) Não possuir restrição cadastral e financeira ou pendências relevantes junto ao Bacen, SPC, Serasa ou ao próprio BDMG.
  • f) Inexistência de pendências em projetos anteriores financiados pelo BDMG.
  • g) Para habilitação, o valor mensal das parcelas previstas não poderá ser superior a 50% da média mensal de arrecadação de ICMS do município apurada no último balanço exigível.

Como entraremos em contato com o município após a análise da proposta

O município poderá verificar o status da sua proposta no site do BDMG e receberá o Termo de Habilitação nos e-mails cadastrados.

O Termo de Habilitação é o que determinará a conclusão, com êxito, da primeira etapa da inscrição e é condição, em conjunto com a lei autorizativa, para o início do processo de aprovação do Pedido de Verificação de Limites e Condições (PVL) da operação de crédito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Durante a análise da proposta, pendências podem ser abertas para esclarecimento ou correções de informações enviadas. Nesse caso, os contatos cadastrados serão comunicados, via e-mail. O município também pode consultar regularmente o BDMG Digital, para que as pendências sejam solucionadas em tempo hábil.

Quando a sua proposta for habilitada, o BDMG apoiará seu município para que o pleito seja enquadrado junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN)​​​​​​​.

A contratação de operações de crédito por Estados, Distrito Federal e Municípios, incluindo suas Autarquias, Fundações e Empresas Estatais Dependentes,  subordina-se às normas da Constituição Federal, principalmente no que tange ao artigo 167 – A, da Lei Complementar n.º 101, de 04/05/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF) e às Resoluções do Senado Federal n.º 40 e 43, de 2001.

A documentação exigida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Fazenda, e os procedimentos para a obtenção de parecer favorável ao Pedido de Verificação de Limites e Condições (PVL) estão descritos no Manual para Instrução de Pleitos (MIP), disponibilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O BDMG prestará apoio ao município para que a documentação exigida pela STN seja providenciada com agilidade e em sua totalidade, atendendo aos pré-requisitos legais e operacionais observados pela STN em suas análises.

Após o envio do Termo de Habilitação pelo BDMG, o ente deverá enviar os documentos abaixo:

Nome Download
Modelo de lei autorizativa e demais documentos. DOWNLOAD

Lei Autorizativa

O BDMG disponibiliza para os municípios minutas de lei autorizativa para aprovação na Câmara Municipal. Como as condições variam em cada linha de financiamento do Edital, deverá ser aprovada uma lei para cada pleito do município. Caso seja necessária qualquer modificação na minuta da lei autorizativa, deverá ser feita uma consulta prévia ao BDMG por meio do envio de e-mail para bdmgmunicipio@bdmg.mg.gov.br.

Homologação de Relatórios Contábeis

O ente deverá homologar relatórios contábeis no Siconfi conforme solicitação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Clique aqui e acesse

Relatório Período Prazo Limite
RREO 1º bimestre 30/mar
Balanço anual Exerc. Anterior 30/abr
RGF 1º quadrimestre 30/mai
RREO 2º bimestre 30/mai
RGF 1º semestre 30/jul
RREO 3º bimestre 30/jul

Clique no vídeo e saiba como enviar a documentação:

Após Pedido de Verificação de Limites e Condições (PVL) aprovado, será emitido o contrato de financiamento. Não deixe de ler atentamente o Edital para conhecer as linhas de crédito disponíveis e as regras gerais para contratação.

A contratação da operação de crédito está condicionada a:

  • Disponibilidade de limite global anual de crédito aos órgãos e entidades do setor público, conforme Resolução 4.995 de 24 de março de 2022, do Banco Central;
  • Capacidade de endividamento do proponente: aprovação do Pedido de Verificação de Limites e Condições (PVL) da operação de crédito;
  • Análise de crédito e risco do município, de acordo com os critérios do BDMG;
  • Regularidade cadastral do município;
  • Adimplência técnica e financeira do município com o BDMG.

São impeditivas à contratação e à liberação de recursos as pendências cadastrais no Siafi/MG, Cadip, Sahem, FGTS, Receita Estadual, Receita Federal e Cauc.

A data de emissão do contrato de financiamento pelo BDMG será considerada para a contagem dos prazos de carência e amortização. A assinatura do contrato de financiamento não garante a liberação das parcelas previstas, que fica condicionada à observância e ao cumprimento do disposto no contrato de financiamento.

Nome Download
Modelo – docs. contratuais obrigatórios – escopo habitação DOWNLOAD
Modelo – docs. contratuais obrigatórios – demais escopos de financiamento DOWNLOAD

Assista o passo a passo
e saiba como inserir
os documentos na plataforma:

INFRA, CIDADES SUSTENTÁVEIS, PREVENÇÃO À SECA, PREVENÇÃO À INUNDAÇÃO

O projeto deverá ser enviado em até 90 (noventa) dias, contados da data de emissão do contrato de financiamento.

Esse prazo poderá ser prorrogado uma única vez, por mais 90 (noventa) dias, mediante pagamento de Encargo de Reserva de
Crédito¹.

¹ O boleto para pagamento poderá ser emitido no BDMG Digital.

Deverão ser enviados os seguintes documentos, via BDMG Digital:

Nome Modelo
Memorial descritivo, conforme orientações da cartilha de Projetos
Cartilha de projetos Download
Desenhos Cad
Desenhos – digitalizados
SPB – Sistema de Planilhas BDMG (Projeto) Download
Planilhas de Projeto: Memória de Cálculo, BDI, Orçamento, Cronograma, Cotação (se houver), Composição
(se houver) e Localização (Pavimentação, Drenagem e/ou Saneamento)
Relatório fotográfico Download
ART – Elaboração do Projeto
ART – Elaboração do Orçamento
ART – Elaboração do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico (quando houver)
Titularidade de Área – Matrícula do Imóvel (quando houver)
Regularização Ambiental
Declaração de atendimento às normas de acessibilidade em obras de natureza arquitetônica e urbanística
(quando houver)
Download
Declaração de capacidade estrutural da edificação existente (quando houver) Download
Declaração de que as vias apresentarão condições hidráulicas para o escoamento adequado das águas das
chuvas (quando houver)
Download
Declaração de Observância do Plano Municipal de Saneamento Básico — PMSB (quando houver) Download
Declaração de Observância do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos — PGIRS (quando houver) Download
Declaração de Atendimento às normas técnicas de Sistemas de Esgotamento Sanitário (quando houver) Download
Declaração de Atendimento à norma NBR 9648 — Estudo de Concepção de Sistemas de Esgoto Sanitário (quando
houver)
Download
Declaração de Atendimento à norma NBR 8419 — Projeto de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos
(quando houver)
Download
Declaração de Vínculo da Matrícula à Área do Projeto (quando houver) Download
MAQ

Em até 90 (noventa) dias, contados da data de emissão do contrato de financiamento, o cliente deverá informar, via BDMG Digital, os bens que serão adquiridos, acompanhados da justificativa para sua aquisição, assim como o valor do investimento do financiamento.

Após verificação das informações enviadas, o BDMG irá emitir a autorização para licitação.

INFRA, CIDADES SUSTENTÁVEIS, PREVENÇÃO À SECA, PREVENÇÃO À INUNDAÇÃO

Para recebimento da primeira parcela de recursos e da emissão da autorização para emissão da ordem de serviço, o cliente deverá enviar os documentos abaixo listados, após a conclusão do processo licitatório.

Deverão ser enviados os seguintes documentos, via BDMG Digital:

Nome Modelo
Contrato de Prestação de Serviço
Homologação
Em caso adesão à ata de outro municipio ou consórcio, é necessário enviar a Concordância de Adesão a essa Ata.
Adjudicação
Em caso de adesão à ata de outro municipio/consórcio, é necessário enviar a Concordância de Fornecimento do fornecedor ao titular
SPB – Sistema de Planilhas BDMG (Licitação)
Disponivel no BDMG Digital em: “Meus Projetos”>”Ver Detalhes”>”Ver Documentação”>”Planilha SPB-BDMG”
Planilhas de Licitação: Orçamento, Cronograma e Localização (Pavimentação, Drenagem e/ou Saneamento)
Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em “2.5 Impressão da Licitação” e marcar as opções necessárias.
Publicação do contrato
Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021 – Resultado do Processo Licitatório Download
Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021 – Dispensa do Processo Licitatório Download
Portaria nomeando os componentes da Gerência Download
ART de Fiscalização (deve conter a atividade: “60 – Fiscalização de Obra”)
Declaração de Abertura de Conta Bancária Download
ART de Execução
Opcional na Licitação, obrigatório na 1ª medição

*Os documentos devem ser enviados via BDMG Digital, dentro do prazo previsto no contrato.

É de exclusiva responsabilidade do município a observância da legislação aplicável e da regularidade do procedimento licitatório e de contratação, não cabendo ao BDMG qualquer responsabilidade por esse processo, sob qualquer pretexto. A autorização para início de obra não garante a liberação das parcelas previstas, que fica condicionada à observância e ao cumprimento do disposto no contrato de financiamento.

Salientamos que a Licitação deverá observar as exigências da Lei n.º 10.520/2001 ou da Lei n.º 14.133/2021 e deverá ser realizada somente após a emissão da autorização para licitação enviada pelo BDMG.

Para recebimento dos recursos, o cliente deverá observar ainda:

  • Inexistência de restrição cadastral relevante, a critério do BDMG, relativa ao município;
  • Comprovação de regularidade fiscal perante o Siafi-MG — Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Minas Gerais;
  • Regularidade do município perante a Receita Federal;
  • Inexistência de fato de natureza econômico-financeira que, a critério do BDMG, possa comprometer a execução do empreendimento financiado de forma a alterá-lo ou impossibilitar sua realização.
MAQ

Para emissão da Autorização para Aquisição do Equipamento, após a conclusão do processo licitatório, o cliente deverá enviar via, BDMG Digital Municípios, dentro do prazo previsto em contrato, os documentos abaixo listados.

Nome Modelo
Contrato de Prestação de Serviço
Homologação
Em caso adesão à ata de outro municipio ou consórcio, é necessário enviar a Concordância de Adesão a essa Ata.
Adjudicação
Em caso de adesão à ata de outro município/consórcio, é necessário enviar a Concordância de Fornecimento do fornecedor ao titular.
Publicação do contrato
Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021 — Resultado do Processo Licitatório Download
Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021 — Dispensa do Processo Licitatório Download

*Os documentos devem ser enviados via BDMG Digital, dentro do prazo previsto do contrato.

É de exclusiva responsabilidade do Município a observância da legislação aplicável e da regularidade do procedimento licitatório e de contratação, não cabendo ao BDMG qualquer responsabilidade por esse processo, sob qualquer pretexto. A autorização para o de faturamento de máquina ou equipamento será emitida após a verificação do processo licitatório e não garante a liberação das parcelas previstas, que fica condicionada à observância e ao cumprimento do disposto no
contrato de financiamento.

Salientamos que a Licitação deverá observar as exigências da Lei n.º 10.520/2001 ou da Lei n.º 14.133 de 2021 e deverá ser realizada somente após a emissão da autorização para licitar, enviada pelo BDMG.

INFRA, CIDADES SUSTENTÁVEIS, PREVENÇÃO À SECA, PREVENÇÃO À INUNDAÇÃO

Após autorização para início da obra, o município receberá o % do adiantamento do valor licitado, previsto em contrato.
Para ter direito à parcela seguinte, o cliente deverá comprovar a aplicação de, no mínimo, 80% do valor liberado pelo BDMG.
A comprovação de aplicação de recursos liberados deverá ser enviada em até 6 meses do seu recebimento.

A documentação necessária para comprovação a ser enviada via BDMG digital é a seguinte:

Nome Modelo
Ordem de Serviço emitida pelo município (1ª Medição)
SPB Sistema de Planilhas BDMG (Medição)
Disponível no BDMG Digital em: “Meus Projetos”> “Ver detalhes” > “Licitações” > “Ver detalhes” > “Última SPB Aprovada”
Planilhas de Medição — Medição
Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em: “3.4 Impressão da Medição” e marcar as opções necessárias.
Planilhas de Medição — Localização (Pavimentação, Drenagem elou Saneamento)
Após o preenchimento da planilha SPB clicar em: “3.4 Impressão da Medição” e marcar as opções necessárias.
Relatório fotográfico Download
Nota Fiscal da parte financiada
Nota de Empenho da parte financiada
Nota Fiscal da contrapartida (quando houver)
Nota de Empenho da contrapartida (quando houver)
Termo de Recebimento de Obras (Última Medição) Download
Comprovante de pagamento da parte financiada
Comprovante de pagamento da contrapartida (quando houver)
ART de Execução
Obrigatório na 1ª medição, quando não enviado na Licitação

Atenção! O BDMG não realiza reembolsos. Ou seja, caso sejam realizados pagamentos em valores superiores ao liberado pelo BDMG, eles serão considerados como contrapartida do cliente.

Para recebimento dos recursos, o cliente deverá observar ainda

  • Se houve autorização formal do BDMG para início de obra e/ou aquisição do bem;
  • Prestação de contas dos recursos liberados anteriormente, se for o caso;
  • Inexistência de restrição cadastral relevante, a critério do BDMG, relativa ao município;
  • Comprovação de regularidade fiscal perante o Siafi-MG — Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Minas Gerais;
  • Regularidade do município perante a Receita Federal;
  • Inexistência de fato de natureza econômico-financeira que, a critério do BDMG, possa comprometer a execução do empreendimento financiado de forma a alterá-lo ou impossibilitar sua realização;
  • O regular andamento do projeto, de acordo com o cronograma apresentado ao BDMG.
MAQ

Após entrega do bem adquirido, o cliente deverá enviar, via BDMG Digital Municípios, a seguinte documentação:

 

Nome Modelo
Nota Fiscal da parte financiada
Nota de Empenho da parte financiada
Ofício de Solicitação de Liberação de Recursos Download
Declaração de Abertura de Conta Bancária Download
Nota Fiscal da contrapartida (quando houver)
Nota de Empenho da contrapartida (quando houver)
Relatório fotográfico Download
Declaração de recebimento dos equipamentos Download
Parecer Técnico Download

Para recebimento dos recursos, o cliente deverá observar ainda

  • Se houve autorização formal do BDMG para início de obra elou aquisição do bem;
  • Prestação de contas dos recursos liberados anteriormente, se for o caso;
  • Inexistência de restrição cadastral relevante, a critério do BDMG, relativa ao município;
  • Comprovação de regularidade fiscal perante o Siafi-MG — Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado de Minas Gerais;
  • Regularidade do município perante a Receita Federal;
  • Inexistência de fato de natureza econômico-financeira que, a critério do BDMG, possa comprometer a execução do empreendimento financiado de forma a alterá-lo ou impossibilitar sua realização;
  • O regular andamento do projeto, de acordo com o cronograma apresentado ao BDMG.
Aditivos

Segue abaixo tipos e respectivas documentações para envio dos aditivos:

  • Aditivo de Prazo: aditivo necessário para manutenção da validade do contrato do prestador de serviço;
  • Adição e/ou Supressão de Quantitativos: realizado quando há necessidade de alteração nos quantitativos previstos em contrato;
  • Aditivo de Reajuste: realizado a fim de ajustar os valores financeiros estabelecidos em contrato de acordo com o índice previamente contratado;
  • Aditivo de Reequilíbrio Financeiro: realizado quando ocorrem eventos imprevistos ou mudanças nas condições contratuais que afetam significativamente os custos de execução do projeto.
Nome Modelo
Termo Aditivo
Publicação do Termo Aditivo
Parecer Técnico da Prefeitura
Comunicação de aditivo de prazo e declaração de atendimento à Lei n.º 14.133/21 – (apenas para aditivo de prazo) Download
Comunicação de aditivo e declaração de atendimento à Lei n.º 14.133/21 — (para demais aditivos) Download
Parecer Jurídico – (obrigatório em todos os aditivos, exceto aditivo de prazo)
SPB — Sistemas de Planilhas do BDMG (Aditivo)
Disponível no BDMG Digital em: “Meus Projetos”> “Ver detalhes” > ” Licitações” > “Ver detalhes” > ” Última SPB Aprovada”;
Planilha de Aditivo — Cronograma — (Aditivo de Prazo)
Após o preenchimento da Planilha SPB, clicar em: “4.8 Impressão do Aditivo” e marcar as opções necessárias.
Planilha de Aditivo — Orçamento, Cronograma, Memória de Cálculo, Cotação (quando houver), Composição
(quando houver) e Localização (quando houver) — (demais aditivos)
Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em: “4.8 Impressão do Aditivo” e marcar as opções necessárias.

 

Dúvidas frequentes

Podem ser financiadas obras e compra de máquinas e equipamentos novos, ou seja, investimentos em infraestrutura, como: pavimentação; construção ou reforma de escolas, unidades de saúde e prédios públicos; iluminação pública; saneamento; cultura, esporte e turismo; reconstrução de áreas afetadas por inundação; implantação de tecnologia para aumentar a capacidade adaptativa e reduzir o risco de desastres; criação e recuperação de áreas verdes, parques e jardins que ajudem na absorção de água e redução de enchentes; implantação ou substituição de pavimento existente por pavimento permeável; fortalecimento de edifícios públicos como hospitais, escolas e vias essenciais contra desastres climáticos; etc. Não é possível a utilização dos recursos do Edital para gastos de custeio do município e nem reembolso de recurso.

CIDADES SUSTENTÁVEIS – Projetos de eficiência energética, geração de energia, cidades inteligentes e obras de construção, ampliação e/ou reformas de edificações públicas municipais, incluindo as áreas de cultura, esporte e turismo. Obras de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento de resíduos sólidos urbanos e projetos de saneamento.
INFRAESTRUTURA – Obras de mobilidade, drenagem e investimentos em estradas vicinais – pavimentação, pontes e outros.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS – Máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação – chassi de caminhão, carrocerias, tratores, ônibus, unidades de resgate e ambulâncias.
PREVENÇÃO À SECA – Criação e recuperação de áreas verdes que auxiliem na absorção e retenção água; ações de reflorestamento; projetos de saneamento, com implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
PREVENÇÃO À INUNDAÇÃO – Implantação de tecnologia para redução de riscos de inundação; criação de mecanismos para ampliar a absorção de água; fortalecimento de edificações; ações de drenagem e saneamento; projetos de manejo de resíduos sólidos.

Qualquer representante legalmente indicado pela prefeitura poderá preencher a inscrição da proposta no BDMG Digital, exceto a Declaração SCR, que deverá ser aceita pelo(a) próprio(a) prefeito(a). O envio deve ser confirmado até a data prevista no Edital de Municípios 2025.

O contrato será emitido com o valor solicitado na proposta e de acordo com a lei autorizativa e com o PVL deferido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Caso haja alguma alteração no valor ao longo do processo, o contrato será emitido com o valor atualizado.

O projeto poderá ser enviado pelo BDMG Digital tão logo a operação de financiamento tenha sido contratada.

O município pode alterar a linha de crédito apenas no período de inscrição, sendo necessário o preenchimento de nova proposta no BDMG Digital, informando a nova linha de financiamento solicitada. Caso o desejo do município seja apenas alterar o objeto de financiamento dentro da mesma linha (ex.: trocar o objeto financiado de trator para pá carregadeira), é possível, desde que não haja restrições na lei autorizativa aprovada na Câmara Municipal.

O BDMG disponibiliza projeto de lei, que deve ser aprovado na Câmara Municipal do município, já constando os itens verificados pela STN.

O município pode participar de todas as linhas de financiamento de forma simultânea, desde que tenha capacidade de pagamento e que o valor total seja enquadrado de acordo com os limites do Edital.

Sim, todos os 853 municípios do Estado de Minas Gerais, independentemente de possuírem ou não contratos ativos com o BDMG, estão aptos para a submissão de propostas no âmbito do Edital BDMG Municípios 2025.

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