O BDMG é agente do desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.
O Banco está conectado com o mundo, com visão sustentável.
No campo, nas indústrias, nos pequenos, médios e grandes empreendimentos, nos municípios. Onde existe desenvolvimento, inovação e sustentabilidade, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais está presente. O BDMG apoia os setores público e privado, ofertando crédito para empresas de todos os portes e setores, prefeituras e concessionárias de serviços públicos municipais.
Em sintonia com as melhores práticas de gestão e governança, a atuação do Banco é baseada em: Impacto, Competitividade, Parceria e Cultura de Resultados. Sua estratégia está em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelo Brasil e demais países membros da ONU. Nesse contexto, o Banco trabalha continuamente para ampliar sua atuação de forma inovadora, visando à melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais.
BDMG. Novas ideias para o desenvolvimento.
Nosso propósito é transformar iniciativas em realidade para fazer a diferença na vida dos mineiros.
Visão
Ser referência mundial de banco de desenvolvimento local com foco em impacto
Valores
- Fazer a diferença
- Inovação
- Orientação para Resultados
- Cooperação
Além da esfera econômica, o BDMG apoia e incentiva a cultura, a cidadania e a responsabilidade social, ambiental e climática em Minas Gerais de várias maneiras:
Meio Ambiente
A responsabilidade social, ambiental e climática do BDMG reflete um compromisso integrado em todas as suas operações e relacionamentos. Este compromisso é materializado através do Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), que assegura a adoção de práticas sustentáveis e o cumprimento de diretrizes consistentes em todas as atividades do Banco. O SGAS é composto por diversos instrumentos que garantem a gestão eficiente, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Minas Gerais.
A Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática, aprovada pela Diretoria do BDMG em 17 de agosto de 2022 e por seu Conselho de Administração em 30 de agosto de 2022, é um instrumento de gestão que considera, de forma integrada, as dimensões econômica, social e ambiental nas atividades operacionais, e também o relacionamento do BDMG com os seus públicos: clientes, colaboradores, acionistas e a comunidade. A política contempla, entre outros aspectos, diretrizes para:
- Priorizar o atendimento aos empreendimentos com externalidades sociais, ambientais e climáticas positivas.
- Identificar, avaliar e gerenciar o risco social, ambiental e climático.
- Orientar as ações sociais, ambientais e climáticas nos negócios do Banco e na relação com as partes interessadas.
- Promover ações estratégicas relacionadas à sua governança.
- Adotar ações internas de promoção ao desenvolvimento sustentável.
Alinhado aos critérios determinados pelos órgãos responsáveis pelo controle ambiental, o apoio financeiro aos empreendimentos com atividade efetiva ou potencialmente poluidora, que utilizam recursos ambientais, têm sua aprovação condicionada à apresentação da documentação que comprove sua regularidade quanto ao licenciamento ambiental.
Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS) Acesse a Política (PRSAC) Anexos da Política Social, Ambiental e Climática Acesse os Relatórios AnuaisApoio do BDMG à Cultura: Fomentando a Arte e a Criatividade em Minas Gerais
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) tem um compromisso sólido com o fomento à cultura e às artes em nosso estado. Reconhecendo a importância da cultura como um motor de desenvolvimento social e econômico, o BDMG investe em uma ampla gama de projetos culturais, abrangendo diversas áreas como artes plásticas e visuais, dança, teatro, museus, música e literatura. O BDMG utiliza as leis de incentivo à cultura, tanto em âmbito federal quanto municipal, para potencializar seu impacto no setor cultural. O BDMG reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural de Minas Gerais, acreditando que a cultura é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, criativa e próspera.
Cidadania INDEC
O Indec, Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG, é uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
Os principais objetivos do Instituto são:
- Incentivar a organização coletiva e estimular a solidariedade.
- Promover a participação da comunidade na gestão de projetos de interesse da população assistida.
- Desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade social em áreas carentes e de risco, atuando nos setores de educação; saúde; nutrição e meio-ambiente.
Responsabilidade social interna
O BDMG busca oferecer condições de trabalho que proporcionem a valorização e a integração das pessoas, além de um ambiente sinérgico e orientado ao resultado. Os empregados do BDMG contam com:
- Fundo de Pensão Complementar e Plano Privado de Assistência à Saúde, administrados pela Fundação BDMG de Seguridade Social – DESBAN.
- Programa para o cumprimento de todas as Normas Regulamentadoras - NR de Saúde e Segurança no Trabalho - e Programa de Qualidade de Vida.
- Convenção Coletiva de Trabalho, com representação dos funcionários.
- Programa para a promoção da equidade no ambiente de trabalho.
A informação é um dos principais bens de qualquer organização. Por isso, e em sintonia com a legislação vigente, o BDMG estabeleceu a Política de Segurança da Informação e Cibernética.
Princípios
- I. Toda informação sob responsabilidade do BDMG é patrimônio da Instituição, será usada exclusivamente em seu interesse e estará adequadamente protegida em função do seu grau de sigilo, nos termos da regulamentação e legislação inerentes à atividade bancária.
- II. Serão implementados controles e mecanismos necessários para garantir a segurança e proteção dos dados e das informações em todo seu ciclo de vida (criação, guarda, manuseio, transporte e descarte), independentemente do seu formato ou meio de armazenamento.
- III. Cada funcionário, estagiário e prestador de serviço é responsável pela proteção das informações, dos recursos computacionais e sistemas de informação dos quais fizer uso.
- IV. Os dados dos clientes serão tratados com o devido sigilo e em hipótese alguma serão fornecidos a terceiros, salvo nos casos previstos na regulamentação e legislação vigentes ou com o consentimento do cliente.
- V. O funcionário, o estagiário e o prestador de serviço terão acesso somente às informações, recursos computacionais ou sistemas de informação imprescindíveis para o exercício de suas atividades laborais. Este acesso será feito por meio de identificação única, pessoal e intransferível que possibilitará a rastreabilidade das ações executadas.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) representa uma nova cultura de privacidade e proteção de dados. Em respeito ao titular, o BDMG dispõe de uma Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, que tem por objetivo informar como os dados pessoais são tratados e protegidos, assegurando transparência.
Encarregado pelo tratamento de dados pessoais: Adriana Miyoshi
Canal de atendimento: encarregadodedados@bdmg.mg.gov.br
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Confira os prêmios concedidos pelo BDMG
Prêmio Minas de Economia
Criado em 1988, o Prêmio Minas de Economia é uma parceria entre o BDMG e o Conselho Regional de Economia (Corecon-MG). O Prêmio busca estimular o estudo e a investigação de temas importantes para a economia ao reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de curso dos jovens estudantes de economia, aprovados no período.
1º lugar - 2019
Arthur Queiroz (UFMG)
Estratégia de diversificação produtiva: uma proposta para aumentar a complexidade econômica dos estados brasileiros
2º lugar - 2019
Vitória Ferreira de Vasconcelos (UFMG)
Intensidade de emissões de CO2 na economia mineira e opções de mitigação: uma análise regional de insumo-produto
3º lugar - 2019
Gabrielly Ramalho Ferreira (UFJF)
Uma investigação acerca da relação entre a política de redução do IPI e o acesso a automóveis e bens de linha branca
Menção Honrosa
Dalmo Abrantes Figueiredo Júnior (UFJF)
Determinantes regionais do escorpionismo no Brasil