Boletim Econômico do BDMG mostra que a desaceleração de setores como mineração e siderurgia reduziu a demanda por Serviços no Estado

O volume de Serviços prestados em Minas Gerais recuou 0,6% em fevereiro em relação ao mês anterior. No Brasil, foi registrado um avanço de 0,8% no mesmo período. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quinta-feira (10/4) a partir de levantamento do IBGE.
Para o economista do BDMG Érico Grossi, o cenário reflete a desaceleração de alguns setores que consomem Serviços no Estado, observada desde o fim de 2024. “O segmento que mais influenciou nesse resultado é o de Outros Serviços, que inclui consultorias financeiras e jurídicas. Essas atividades atendem grandes empresas de mineração, siderurgia e metalurgia que sofrem impactos em função de uma queda na demanda internacional do minério de ferro e da competição do aço chinês no Brasil. Com isso, essas indústrias, que são fortes em Minas Gerais, estão demandando menos Serviços”, afirma.
O economista pontua, ainda, que alguns setores registraram desempenho positivo no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o bimestre do ano passado. “Os serviços prestados às famílias, por exemplo, estão relacionados à renda e tiveram resultado positivo. Além disso, o setor de Informação e Comunicação, que tem um polo no Estado, também passa por um bom momento”, afirma.
Confira a íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Serviços aqui.
Vendas no comércio varejista mineiro avança 0,1% em fevereiro
O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais avançou 0,1% em fevereiro, em comparação com o mês anterior. Com o resultado, o Estado alcança o segundo maior volume de vendas no Estado registrado desde o início da série histórica do IBGE, no ano 2000. No país, o comportamento no segundo mês do ano também foi positivo, com alta de 0,5%. Os dados também estão no Boletim Econômico do BDMG, com base nos dados do IBGE.
O economista do BDMG Érico Grossi destaca que as vendas do Comércio estão associadas ao aumento da renda no Estado, verificado desde o ano passado. “Destaco o setor de veículos, motocicletas e peças, que cresce mês a mês. Além disso, o setor de equipamentos e materiais de tecnologia da informação registra bom desempenho em Minas, que recebeu recentes investimentos de novas empresas dessa área”, afirma Grossi.
A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio está disponível aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
