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Água: Acesso a água potável

Projetos de abastecimento que asseguram o acesso a água potável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Programa de Universalização do
Saneamento Básico da Bacia do Paraopeba.

Gestor publico, confira aqui as informações sobre o Programa Saneamento do Paraopeba

Para aderir ao Programa Saneamento do Paraopeba o município precisará:​

  • Devolver os contratos de repasse assinados ao BDMG, em até 30 dias após o envio pelo Banco;​
  • Cadastrar-se no BDMG Digital;​
  • Constituir a Gerência do Programa.​

A apresentação dos projetos está condicionada à adesão ao Programa. ​

Podem ser repassados recursos para as seguintes finalidades:​

  1. Sistemas de esgotamento sanitário, ​
  2. Sistemas de abastecimento de água, ​
  3. Macrodrenagem urbana (limitado a 25% do recurso);​
  4. Coleta, disposição e tratamento de resíduos sólidos (exclusivo para Brumadinho)​

Importante: ​

  • Os projetos deverão estar previstos no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
  • A revisão ou elaboração do PMSB poderá ser objeto de apoio com recursos do Programa.
  • O município poderá utilizar o Apoio Técnico em todas as etapas do Programa.
  • A data limite para aprovação dos projetos é 15/07/2026.
  • Não é permitido o repasse de recursos para execução direta das obras.
  • As obras deverão ser realizadas em terrenos de titularidade da prefeitura.
  • O município poderá utilizar recursos do Programa para regularização de terrenos onde serão executadas as obras do Programa.
  • Poderão ser obtidos recursos para pavimentação nova ou reconstituição relacionados à funcionalidade da obra, desde que limitados a 10% de seu valor.
  • Não é permitida a aquisição de furgões, motocicletas, máquinas agrícolas ou equipamentos usados.
Obras

O município que tiver o contrato de repasse celebrado junto ao BDMG deverá apresentar ao Banco o projeto a ser executado.
Deverão ser enviados os seguintes documentos, via BDMG Digital:

  • Memorial Descritivo, conforme orientações da cartilha de Projetos abaixo:
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  • Desenhos – CAD
  • Desenhos – Digitalizados
  • SPB – Sistema de Planilhas BDMG (Projeto), conforme modelo abaixo:
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  • Planilhas de Projeto: (Memória de Cálculo, BDI, Orçamento, Cronograma, Cotação (se houver), Composição (se houver) e Localização)
  • Relatório Fotográfico
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  • ART – Elaboração do Projeto
  • ART – Elaboração do Orçamento
  • ART – Elaboração do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico (quando houver)
  • Titularidade de Área – Matrícula do Imóvel: (quando houver)
  • Regularização Ambiental
  • Declaração de atendimento às normas de acessibilidade em obras de natureza arquitetônica e urbanística (quando houver), conforme modelo abaixo:
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  • Declaração de capacidade estrutural da edificação existente (quando houver), conforme modelo abaixo:
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  • Declaração de que as vias apresentarão condições hidráulicas para o escoamento adequado das águas das chuvas (quando houver), conforme modelo abaixo:
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  • Declaração de Observância do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB (quando houver), conforme modelo abaixo:
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  • Declaração de Observância do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS (quando houver), conforme o modelo abaixo:
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  • Declaração de Atendimento às normas técnicas de Sistemas de Esgotamento Sanitário (quando houver), conforme o modelo abaixo:
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  • Declaração de Atendimento à norma NBR 9648 – Estudo de Conceção de Sistemas de Esgoto Sanitário (quando houver), conforme o modelo abaixo:
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  • Declaração de Atendimento à Norma NBR 8419 – Projeto de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (quando houver), conforme o modelo abaixo:
    Clique aqui
  • Declaração de Vínculo da Matrícula à Área do Projeto (quando houver), conforme o modelo abaixo:
    Clique aqui

Após verificação e aprovação das informações enviadas, o BDMG irá emitir a Autorização de início de Obras

Aquisição de máquinas e equipamentos​

Podem ser repassados recursos para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos desde que conectados à finalidade do Programa – que complementem ou tragam funcionalidade aos sistemas de saneamento implantados.​

Nesta etapa os municípios deverão indicar os bens que serão adquiridos, acompanhados da justificativa para sua aquisição, assim como o valor do investimento, via BDMG Digital.​

Após verificação e aprovação das informações enviadas, o BDMG irá emitir a Autorização de início de Obras.

Estudos, Planos e Elaboração de Projetos de Engenharia​

Podem ser repassados recursos para elaboração ou revisão de PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada – somente para Brumadinho) e elaboração de projetos de engenharia.

Nesta etapa os municípios deverão indicar o objetivo de utilização do recurso acompanhado da justificativa, assim como o valor do investimento, via BDMG Digital.

Após verificação e aprovação das informações enviadas, o BDMG irá emitir a Autorização de início de Obras.

Aquisição de terrenos ​

Podem ser repassados recursos para aquisição de terrenos e/ou indenização de faixas de servidão onde serão executadas obras relacionadas com os objetivos do Programa.

Nesta etapa os municípios deverão indicar os terrenos e/ou as faixas de servidão, assim como o valor do investimento, via BDMG Digital.

Após verificação e aprovação das informações enviadas, o BDMG irá emitir a Autorização de início de Obras.

O processo licitatório deverá ser realizado somente após a emissão da autorização para licitação enviada pelo BDMG.

É de exclusiva responsabilidade do Município a observância da legislação aplicável e da regularidade do procedimento licitatório e de contratação, não cabendo ao BDMG qualquer responsabilidade por esse processo, sob qualquer pretexto.

A licitação deverá observar as exigências da Lei nº 14.133/2021 (ou da Lei nº 13.306/2016, quando se tratar de empresa pública).

Obras

Após a conclusão do processo licitatório, o cliente deverá enviar os documentos abaixo listados, via BDMG Digital.

  • Contrato de Prestação de Serviço
  • Homologação
  • Adjudicação
  • Planilhas de Licitação (cronograma, orçamento e localização)
  • Publicação do contrato
  • Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021, conforme modelo abaixo:

Anexo I – Resultado do Processo Licitatório e Declaração de Atendimento a Lei 14.133-21

Clique aqui

Anexo II – Dispensa Processo Licitatório e Declaração de Atendimento a Lei 14.133-21

Clique aqui

  • SPB – Sistema de Planilhas BDMG (Licitação)

Disponível no BDMG Digital em: “Meus Projetos” > “Ver detalhes” > “Ver Documentação” > “Planilha SPB – BDMG”

  • Planilhas de Licitação – Orçamento

Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em “2.5 Impressão da Licitação”

  • Planilhas de Licitação – Cronograma

Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em “2.5 Impressão da Licitação”

  • Portaria Nomeando os Componentes da Gerência

Clique aqui

Aquisição de máquinas e equipamentos​

Após a conclusão do processo licitatório, o cliente deverá enviar os documentos abaixo listados, via BDMG Digital.

  • Contrato de aquisição do bem
  • Homologação
  • Adjudicação
  • Planilhas de Licitação (cronograma, orçamento e localização)
  • Publicação do contrato
  • Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021, conforme modelo abaixo:

Anexo I – Resultado do Processo Licitatório e Declaração de Atendimento a Lei 14.133-21

Clique aqui

Anexo II – Dispensa Processo Licitatório e Declaração de Atendimento a Lei 14.133-21

Clique aqui

*Os documentos devem ser enviados via BDMG Digital, dentro do prazo previsto do contrato.

Estudos, Planos e Elaboração de Projetos de Engenharia​

Após a conclusão do processo licitatório, o cliente deverá enviar os documentos abaixo listados, via BDMG Digital.

  • Contrato de Prestação de Serviço
  • Homologação
  • Adjudicação
  • Planilhas de Licitação (cronograma, orçamento e localização)
  • Publicação do contrato
  • Declaração de Atendimento à Lei n.º 14.133/2021, conforme modelo abaixo:
  • Anexo I – Resultado do Processo Licitatório e Declaração de Atendimento a Lei 14.133-21
  • Clique aqui
  • Anexo II – Dispensa Processo Licitatório e Declaração de Atendimento a Lei 14.133-21
  • Clique aqui

*Os documentos devem ser enviados via BDMG Digital, dentro do prazo previsto do contrato

Aquisição de terrenos ​

Para aquisição de terrenos, o cliente deverá enviar, via BDMG Digital, a documentação abaixo listada.

  1. Compra e Venda Convencional:
    • Laudo de avaliação do terreno, elaborado por profissional qualificado.
    • Declaração de atendimento à lei 8.666 ou 14.133.
    • Termo de homologação e adjudicação, em caso de processo licitatório.
    • Justificativa da dispensa/inexigibilidade de licitação, se o caso.
    • Publicação da ratificação da dispensa ou inexigibilidade, nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação.
    • Comprovante da realização de eventual pagamento parcial do valor do imóvel e/ou indicação da rubrica orçamentária correspondente ao pagamento.
  2. Desapropriação com Acordo entre as Partes:
    • Laudo de avaliação do terreno, elaborado por profissional qualificado.
    • Decreto municipal, lei municipal ou outro ato normativo de declaração de utilidade pública da área.
    • Comprovante da realização de eventual pagamento parcial da indenização (com recursos públicos orçamentários) e/ou indicação da lei ou rubrica no orçamento público correspondente ao pagamento a ser realizado.
    • Escritura pública do imóvel, termo particular de desapropriação ou certidão do imóvel com matrícula atualizada (emitida nos últimos 30 dias, para confirmação do beneficiário da indenização).
  3. Desapropriação com Acordo entre as Partes – Faixas de Servidão:
    • Decreto municipal, lei municipal ou outro ato normativo de declaração de utilidade pública da área.
    • Escritura pública lavrada, termo de desapropriação ou certidão do imóvel com matrícula atualizada (emitida nos últimos 30 dias).
    • Comprovante da realização de eventual pagamento parcial da indenização (com recursos públicos orçamentários) e/ou indicação da lei ou rubrica no orçamento público correspondente ao pagamento a ser realizado.
  4. Desapropriação Judicial – Terreno:
    • Laudo de avaliação do terreno, elaborado por profissional qualificado.
    • Decreto municipal ou lei municipal ou outro ato normativo de declaração de utilidade pública da área.
    • Declaração de ciência do município, de que todas as responsabilidades determinadas na sentença definitiva são de responsabilidade do proponente.
    • Certidão do imóvel com matrícula atualizada (para confirmação do beneficiário da indenização).
    • Comprovante de depósito em juízo do valor determinado.
  5. Desapropriação Judicial – Faixa de Servidão:
    • Decreto municipal ou lei municipal ou outro ato normativo de declaração de utilidade pública da área.
    • Escritura pública do imóvel.
    • Laudo de avaliação do imóvel e da servidão a ser instituída, elaborado com base na ABNT 14.653.
    • Declaração de ciência do município, de que todas as responsabilidades determinadas na sentença definitiva são de sua responsabilidade.

Atenção! O BDMG não realiza reembolsos. 

Para recebimento dos recursos, o cliente deverá observar ainda:

✓Que houve autorização formal do BDMG para emissão da ordem de serviço

✓Prestação de contas dos recursos liberados anteriormente, se for o caso;

✓ Inexistência de fato de natureza técnica e/ou econômico-financeira que, a critério do BDMG, possa comprometer a execução do empreendimento apoiado de forma a alterá-lo ou impossibilitar sua realização

✓O regular andamento do projeto, de acordo com o cronograma apresentado ao BDMG.

Obras

Para aprovação e recebimento do recurso, o município deverá enviar a documentação abaixo listada via BDMG Digital.

  • Ordem de Serviço Emitida pelo Município (1ª Medição)
  • Ofício de Solicitação de Liberação de Recursos

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  • SPB Sistema de Planilhas BDMG (Medição)

Obtida por meio do BDMG Digital em: “Meus Projetos” > “Ver detalhes” > “Licitações” > “Ver detalhes” > “Última SPB Aprovada”

  • Planilhas de Medição – Medição

Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em: “3.4 Impressão da Medição” e marcar as opções necessárias

  • Planilhas de Medição – Localização (Pavimentação, Drenagem ou Saneamento)

Após o preenchimento da planilha SPB, clicar em: “3.4 Impressão da Medição” e marcar as opções necessárias

  • Relatório Fotográfico

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  • Nota Fiscal da parte financiada
  • Nota de Empenho da parte financiada
  • Nota Fiscal da contrapartida (quando houver)
  • Nota de Empenho da contrapartida (quando houver)
  • Comprovante de pagamento da contrapartida (quando houver)
  • Termo de Recebimento de Obras (Última Medição)

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Aquisição de máquinas e equipamentos​

Para aprovação e recebimento do recurso, após a aquisição do bem, o município deverá enviar a documentação abaixo listada via BDMG Digital.

  • Notas Fiscais e Notas de empenho da parte financiada
  • Notas Fiscais e Notas de empenho da contrapartida (quando houver)
  • Ofício de solicitação de Recursos

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  • Declaração de abertura de conta bancária, conforme modelo:

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  • Relatório Fotográfico, conforme modelo:

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  • Declaração de recebimento dos equipamentos

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  • Parecer Técnico

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Estudos, Planos e Elaboração de Projetos de Engenharia​

Para aprovação e recebimento do recurso, o município deverá enviar a documentação abaixo listada via BDMG Digital.

  • Ordem de serviço emitida pelo proponente no início do contrato (somente no envio da primeira medição)
  • Art do(a) engenheiro(a) responsável com o serviço compatível, assinada
  • Nota de empenho
  • Nota fiscal emitida pela empresa prestadora de serviço
  • Declaração de abertura de conta específica
  • Ofício de solicitação de liberação de recursos

PMSB

  • Declaração de atendimento às leis 11.445/2007, 14.026/2020 e 12.305/2010
  • Plano de mobilização social
  • Relatório de diagnóstico técnico-participativo: diagnóstico da situação dos serviços de saneamento básico e de seus impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas.
  • Relatório da prospectiva e planejamento estratégico: objetivos e metas de curto, médio e longo prazos para a universalização, admitidas soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais.
  • Relatório dos programas, projetos e ações: programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas, de modo compatível com os respectivos planos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento.
  • Plano de execução.
  • Minuta de projeto de lei do PMSB.
  • Relatório sobre os indicadores de desempenho: mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas e de revisão do plano.
  • Sistema de informações.

PGIRS

  • Diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no respectivo território, contendo a origem, o volume, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final adotadas
  • Identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, observado o plano diretor de que trata o § 1º do art. 182 da constituição federal e o zoneamento ambiental, se houver
  • Identificação das possibilidades de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios, considerando, nos critérios de economia de escala, a proximidade dos locais estabelecidos e as formas de prevenção dos riscos ambientais
  • Identificação dos resíduos sólidos e dos geradores sujeitos a plano de gerenciamento específico nos termos do art. 20 ou a sistema de logística reversa na forma do art. 33, observadas as disposições desta lei e de seu regulamento, bem como as normas estabelecidas pelos órgãos do sisnama e do snvs
  • Procedimentos operacionais e especificações mínimas a serem adotados nos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, incluída a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e observada a lei nº 11.445, de 2007
  • Indicadores de desempenho operacional e ambiental dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos
  • Regras para o transporte e outras etapas do gerenciamento de resíduos sólidos de que trata o art. 20, observadas as normas estabelecidas pelos órgãos do sisnama e do snvs e demais disposições pertinentes da legislação federal e estadual
  • Definição das responsabilidades quanto à sua implementação e operacionalização, incluídas as etapas do plano de gerenciamento de resíduos sólidos a que se refere o art. 20 a cargo do poder público
  • Programas e ações de capacitação técnica voltados para sua implementação e operacionalização
  • Programas e ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos

PRAD

  • Plano de trabalho
  • Levantamento topográfico/cadastral com indicação de cursos d’água, poços ou cisternas e edificações existentes no entorno de até 500m.
  • Caracterização geológica / geotécnica / hidrológica da área.
  • Diagnóstico ambiental simplificado, com a descrição dos aspectos físicos e socioeconômicos da área de entorno do depósito de lixo.
  • Caracterização das águas subterrâneas e superficiais em pelo menos 2 pontos, um a montante e um a jusante do depósito de lixo.]
  • Propostas para os processos de recuperação, contendo orientações para:
    • execução dos serviços de reconformação geométrica;
    • selagem do lixão;
    • drenagem das águas pluviais;
    • drenagem dos gases;
    • drenagem e tratamento dos lixiviados;
    • cobertura vegetal e isolamento da área.
  • Definição das alternativas de uso futuro da área.
  • Definição de um programa de monitoramento da estabilidade do maciço; do estado de manutenção dos sistemas de drenagem (pluvial, gases e lixiviados), qualidade das águas superficiais e subterrânea, crescimento e controle da cobertura vegetal, sistemas de sinalização e isolamento da área.
  • Custos estimados e cronograma de execução.
  • Relatório fotográfico da área degradada ou perturbada.
  • Periodicidade de monitoramento do PRAD.
Aquisição de terrenos ​

Para aprovação e recebimento do recurso, o município deverá enviar a documentação abaixo listada via BDMG Digital.

  • Certidão do imóvel com matrícula atualizada (para confirmação do beneficiário do pagamento).
Aditivos contratuais

Segue abaixo documentação para envio de aditivos:

Aditivo de Prazo

Aditivo necessário para manutenção da validade do contrato do prestador de serviço.

  • Termo Aditivo
  • Publicação do Termo Aditivo
  • Parecer Técnico da Prefeitura
  • Comunicação de aditivo de prazo e declaração de atendimento à Lei 8.666/93 ou à Lei 14.133/21, conforme modelo abaixo:

Clique aqui

  • SPB – Sistemas de Planilhas do BDMG: Obtida por meio do BDMG Digital em: “Meus Projetos” > “Ver detalhes” > “Licitações” > “Ver detalhes” > “Última SPB Aprovada”
  • Planilha de Aditivo – Cronograma

Aditivo de Adição e/ou Supressão de Quantitativos

Realizado quando há necessidade de alteração nos quantitativos previstos em contrato.

  • Termo Aditivo
  • Publicação do Termo Aditivo
  • Parecer Técnico
  • Comunicação de aditivo e declaração de atendimento à Lei 8.666/93 ou à Lei 14.133/21, conforme modelo abaixo:

Clique aqui

  • SPB – Sistemas de Planilhas do BDMG: Obtida por meio do BDMG Digital em: “Meus Projetos” > “Ver detalhes” > “Licitações” > “Ver detalhes” > “Última SPB Aprovada”
  • Planilhas de Aditivo – Orçamento, Cronograma, Memória de Cálculo e Localização

Aditivo de Reajuste

Realizado a fim de ajustar os valores financeiros estabelecidos em contrato de acordo com o índice previamente contratado.

  • Termo Aditivo
  • Publicação do Termo Aditivo
  • Parecer Técnico
  • Comunicação de aditivo e declaração de atendimento à Lei 8.666/93 ou à Lei 14.133/21, conforme modelo abaixo:

Clique aqui

  • SPB – Sistemas de Planilhas do BDMG: Obtida por meio do BDMG Digital em: “Meus Projetos” > “Ver detalhes” > “Licitações” > “Ver detalhes” > “Última SPB Aprovada”
  • Planilhas de Aditivo – Orçamento, Cronograma, Memória de Cálculo e Localização

Aditivo de Reequilíbrio Financeiro

Realizado quando ocorrem eventos imprevistos ou mudanças nas condições contratuais que afetam significativamente os custos de execução do projeto.

  • Termo Aditivo
  • Publicação do Termo Aditivo
  • Parecer Técnico
  • Comunicação de aditivo e declaração de atendimento à Lei 8.666/93 ou à Lei 14.133/21, conforme modelo abaixo:

Clique aqui

  • SPB – Sistemas de Planilhas do BDMG: Obtida por meio do BDMG Digital em: “Meus Projetos” > “Ver detalhes” > “Licitações” > “Ver detalhes” > “Última SPB Aprovada”
  • Planilhas de Aditivo – Orçamento, Cronograma, Memória de Cálculo e Localização

Dúvidas frequentes