BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

12 dez 2025
Volume de Serviços em Minas Gerais recua 0,4% em outubro

Segundo Boletim Econômico do BDMG, a perspectiva é de aquecimento de alguns setores no fim de 2025, como o de Transportes e Turismo

O volume de Serviços prestados em Minas Gerais registrou retração de 0,4% em outubro na comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, contudo, o saldo é de estabilidade, com 0,1%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta sexta-feira (12/12) a partir do levantamento do IBGE.

O economista do BDMG Adriano Miglio aponta que o setor de transportes impactou o resultado do mês, que também reflete o cenário de desaceleração da economia nacional e de alta de juros.

“O desempenho de transportes tem um peso relevante para o Estado e puxou o resultado para baixo no mês. Apesar disso, há uma perspectiva de recuperação até o fim do ano, inclusive, considerando que o turismo mineiro está reaquecendo. Já os serviços prestados às famílias, que estão ligados à renda, registraram uma perspectiva positiva, possivelmente, associada a expectativa de renda extra do 13º salário. Isso pode estar alimentando esse consumo”, afirma.

A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Serviços está disponível aqui.

Vendas no Comércio do Estado se mantém estável 

Já o volume de vendas no comércio varejista mineiro encerrou o mês de outubro com estabilidade de 0,1%. No acumulado do ano, o crescimento soma 1,6%. As informações também estão no Boletim Econômico do BDMG desta sexta-feira baseado em dados do IBGE.

Segundo o economista do BDMG Adriano Miglio, houve uma desaceleração no comércio varejista, especialmente no setor de supermercados. “A inflação ainda está em um patamar elevado. Considerando o comércio ampliado, houve uma recuperação nas vendas de materiais de construção e do atacado alimentício. Neste último caso, um movimento que pode estar associado às compras para as ceias de fim de ano”, observa.

Os números do Boletim Econômico sobre Comércio estão aqui.