Segundo Boletim Econômico do BDMG, no acumulado do ano Estado registra alta de 1,8% no setor
O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais registrou retração de 1,1% em julho em comparação com o mês anterior. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, no entanto, o resultado é positivo, com alta de 1,8% no Estado. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quinta-feira (11/9) a partir do levantamento do IBGE.
O economista do BDMG Adriano Miglio aponta que o recuo ocorre após dois meses consecutivos de crescimento e um primeiro trimestre de 2025 com desempenho histórico para o comércio mineiro. Segundo ele, o volume de vendas no Estado ainda registra patamar elevado, mas sinaliza desaceleração.
“Temos políticas nacionais com juros altos e isso inibe, principalmente, as vendas financiadas, como as de bens duráveis. Os dados do atacado, que antecipam um comportamento do comércio varejista, já apresentam queda. Em termos de tendência, isso indica um cenário de moderação no comércio mineiro no segundo semestre, especialmente, para a comercialização de produtos de maior valor, como móveis e eletrodomésticos”, afirma.
O Comércio Varejista Ampliado, que inclui as vendas de materiais de construção e de veículos, registrou crescimento de 0,3% em julho em Minas.
A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio está disponível aqui.