Boletim Econômico do BDMG mostra que Estado obteve resultados superiores aos nacionais
Os volumes de serviços e de vendas no varejo cresceram em Minas Gerais nos primeiros sete meses do ano. Com resultados acima da média nacional, os serviços subiram 9,4% no acumulado do ano, mais do que o dobro do alcançado no Brasil. Já o comércio ampliado avançou 5,8% no período, ante 4,3% no país. Os dados constam no Boletim Econômico divulgado nesta sexta-feira (15/9) pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) com base nos resultados publicados pelo IBGE.
Nos serviços, as maiores altas no Estado foram no setor de informação, que cresceu 13,4%, e de transporte, com 11%. Já no varejo, destaca-se o segmento de combustíveis e lubrificantes (13,9%), que ajudou a compensar as quedas nas vendas de veículos e de materiais de construção.
Na avaliação do economista-chefe do BDMG, Izak Carlos Silva, o resultado de Minas Gerais está diretamente relacionado à renda, uma vez que segmentos que dependem de crédito, como o de veículos, não alcançaram desempenho positivo em função da alta taxa básica de juros. “Em Minas, temos melhores fundamentos do que no restante do país, como a taxa de desemprego de 5,8%, que aqui é menor, e o mercado de trabalho formal tem gerado proporcionalmente mais vagas no estado, entre outros fatores que incentivam o circuito gasto-renda e impulsionam as atividades”, analisa.
Clique aqui e acesse o Boletim Econômico do BDMG.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
