Ação emergencial foi anunciada nesta quarta-feira (15/1) pelo governador Romeu Zema
O Governo de Minas apresentou, nesta quarta-feira (15/1), em Belo Horizonte, ações emergenciais preparadas para atuação durante o período chuvoso em todo o Estado, entre elas a criação de linhas de crédito pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) atendendo a pedido do governador Romeu Zema.
“Vimos que diversos comércios, principalmente micro e pequenas empresas, foram afetadas pela inundação. Solicitamos ao BDMG linhas de crédito para que essas empresas não tenham a sua operação e continuidade afetadas, já que algumas perderam totalmente o estoque, que ficou na água ou na lama. Estamos construindo uma proposta não só para Ipatinga, como para todas as cidades que estão tendo moradias afetadas ou em área de risco”, afirmou.
As linhas serão disponibilizadas para:
- financiamento de micro e pequenos empresários prejudicados. Serão R$ 50 milhões com taxa de 0,9% ao mês.
- municípios construírem habitações populares para realocação de famílias em áreas de risco.
Vale lembrar que o BDMG já oferece crédito para municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública, por meio do BDMG Solidário. São recursos acessíveis e rápidos para retomada da atividade econômica, para utilização em pavimentação, reformas em prédios públicos municipais, drenagem urbana, entre outras demandas.
“Reforço o empenho dos nossos colaboradores que, entendendo a urgência do pedido, estruturaram os produtos. O Banco atuar em momentos de emergência demonstra a importância do nosso trabalho para a população mineira”, afirmou o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.