BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

14 jan 2026
Indústria mineira cresce 0,9% em novembro e supera desempenho nacional

Boletim econômico do BDMG também mostra resultado positivo em Serviços no Estado

A produção industrial de Minas Gerais cresceu 0,9% em novembro na comparação com outubro, o segundo melhor desempenho da região Sudeste e do país, atrás apenas do Espírito Santo. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais publicado nesta quarta-feira (14/1) a partir do levantamento do IBGE. O resultado no Estado é superior ao do país.

De acordo com o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, a indústria mineira passou quase todo o ano de 2025 com desempenho superior ao nacional, puxada tanto pela indústria extrativa quanto pela indústria de transformação, que performaram melhor do que a média do país.

“No caso da indústria extrativa, Minas Gerais se beneficia de uma base produtiva fortemente calcada no minério de ferro. A produção cresceu ao longo de 2025 em função de uma demanda resiliente, especialmente da China, e também das tensões geopolíticas, que colocaram o Estado no centro das atenções. Enquanto a indústria extrativa brasileira tem uma composição relevante de petróleo e gás, que enfrentaram queda de preços e sobre oferta em 2025, a indústria extrativa mineira manteve um desempenho positivo e superior ao do Brasil ao longo de quase todo o ano”, avalia.

Em relação às perspectivas para 2026, o economista diz que Minas Gerais entra em 2026 mais robusta do que a indústria nacional para a continuidade do ciclo observado em 2025. “Em um cenário mais adverso, a indústria mineira tende a apresentar desempenho melhor do que o do Brasil, especialmente no primeiro trimestre”, completa.

Confira o boletim econômico aqui

Serviços também crescem

O volume de serviços prestados em Minas Gerais fechou novembro com crescimento de 1,1% acima da relativa estabilidade no Brasil (-0,1%).

No acumulado de 2025, o setor de serviços em Minas cresceu 0,3% abaixo do crescimento de 2,7% no Brasil. Os avanços prevaleceram nos grupos de serviços, informação e comunicação, profissionais e administrativo e prestados às famílias.

O turismo também se destacou. “No turismo estadual, a fase de retração, que prevaleceu em 2025, parece ter finalizado. Investimentos na captação do fluxo de turistas internacionais, que chegou a um volume recorde no país em 2025, podem auxiliar na recuperação do setor no estado”, analisa o economista do BDMG Adriano Miglio.

Confira a íntegra do Boletim aqui.