Boletim econômico do BDMG também mostra resultado positivo em Serviços no Estado
A produção industrial de Minas Gerais cresceu 0,9% em novembro na comparação com outubro, o segundo melhor desempenho da região Sudeste e do país, atrás apenas do Espírito Santo. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais publicado nesta quarta-feira (14/1) a partir do levantamento do IBGE. O resultado no Estado é superior ao do país.
De acordo com o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, a indústria mineira passou quase todo o ano de 2025 com desempenho superior ao nacional, puxada tanto pela indústria extrativa quanto pela indústria de transformação, que performaram melhor do que a média do país.
“No caso da indústria extrativa, Minas Gerais se beneficia de uma base produtiva fortemente calcada no minério de ferro. A produção cresceu ao longo de 2025 em função de uma demanda resiliente, especialmente da China, e também das tensões geopolíticas, que colocaram o Estado no centro das atenções. Enquanto a indústria extrativa brasileira tem uma composição relevante de petróleo e gás, que enfrentaram queda de preços e sobre oferta em 2025, a indústria extrativa mineira manteve um desempenho positivo e superior ao do Brasil ao longo de quase todo o ano”, avalia.
Em relação às perspectivas para 2026, o economista diz que Minas Gerais entra em 2026 mais robusta do que a indústria nacional para a continuidade do ciclo observado em 2025. “Em um cenário mais adverso, a indústria mineira tende a apresentar desempenho melhor do que o do Brasil, especialmente no primeiro trimestre”, completa.
Confira o boletim econômico aqui
Serviços também crescem
O volume de serviços prestados em Minas Gerais fechou novembro com crescimento de 1,1% acima da relativa estabilidade no Brasil (-0,1%).
No acumulado de 2025, o setor de serviços em Minas cresceu 0,3% abaixo do crescimento de 2,7% no Brasil. Os avanços prevaleceram nos grupos de serviços, informação e comunicação, profissionais e administrativo e prestados às famílias.
O turismo também se destacou. “No turismo estadual, a fase de retração, que prevaleceu em 2025, parece ter finalizado. Investimentos na captação do fluxo de turistas internacionais, que chegou a um volume recorde no país em 2025, podem auxiliar na recuperação do setor no estado”, analisa o economista do BDMG Adriano Miglio.
Confira a íntegra do Boletim aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Promorar
Fale com o BDMG
