Boletim Econômico do BDMG mostra que Black Friday contribuiu para o bom resultado do Estado, superior ao do país

O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais cresceu 0,5% em novembro, em comparação com o mês anterior. O resultado foi superior ao verificado no país em que houve recuo de 0,4% no mesmo mês. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), divulgado nesta quinta-feira (9/1), a partir do levantamento do IBGE.
O economista-chefe do Banco, Izak Carlos da Silva, destaca que o resultado mineiro foi impacto pelas vendas da Black-Friday e pelo bom momento de alguns segmentos que são mais fortes no Estado do que no país, como é o caso de veículos e equipamentos e materiais eletrônicos.
“As atividades foram mais intensas em função das promoções de final de ano em móveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos de um modo geral. Neste último caso, Minas Gerais tem um polo de distribuição de grandes players. Considerando o comércio varejista ampliado, tivemos o bom desempenho de veículos, que performou melhor em Minas do que no país e que tem um peso maior para a composição do setor varejista do Estado”, afirma o economista-chefe. Em 2024, até o mês de novembro, o volume de vendas de equipamentos e materiais eletrônicos cresceu 48% em Minas Gerais e apenas 1% no país.
Apesar de o Estado ter alcançado um número superior ao do país em novembro, o economista-chefe pontua que o cenário aponta para uma desaceleração no Comércio mineiro, associada à política monetária de retomada do aumento da taxa básica de juros e o perfil das atividades do Estado.
“Em 2024, o crescimento do comércio varejista ampliado é de 2,1% no Estado, contra 4,4% no Brasil. Pela primeira vez, desde o início da recuperação da pandemia, Minas está abaixo da média nacional. A elevação dos juros dificulta a aquisição e comercialização de bens como veículos, móveis, materiais de construção, e alimentos em atacado e varejo, segmentos que têm maior peso na dinâmica do Comércio no Estado”, afirma.
A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio está disponível aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
