18 jan 2022
BDMG disponibilizará R$ 267 milhões em crédito emergencial para pequenos negócios e prefeituras de cidades impactadas pelas chuvas

Linha BDMG Solidário oferece taxas reduzidas e programa de renegociação; Governo de Minas fará aporte financeiro junto ao banco para viabilizar crédito para construção de moradias populares

O Governo de Minas, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), vai disponibilizar um programa de crédito emergencial no valor total de R$ 267 milhões para apoiar a normalização de atividades que geram renda e desenvolvimento para a população impactada pelas chuvas no estado. O programa contempla linhas de financiamento para prefeituras e pequenos negócios de cidades com decreto de situação de emergência ou calamidade publicado pela Defesa Civil de Minas Gerais.

No contexto deste programa, já a partir desta terça-feira (18/01), encontra-se disponível para contratação no site do banco a linha de crédito BDMG Solidário, nas versões para micro e pequenas empresas e para municípios. Com orçamento somado de R$ 85 milhões, a linha conta com taxas reduzidas, prazos acessíveis e maior agilidade na contratação.

Para as micro e pequenas empresas, as condições oferecidas são juros fixos de apenas 0,5% ao mês, pagamento em 36 meses e carência estendida para 6 meses. O processo de contratação do  crédito pode ser feito integralmente em www.bdmg.mg.gov.br ou por meio dos correspondentes bancários, possibilitando que, uma vez aprovado, o desembolso para o cliente ocorra em até de cinco dias. O BDMG também está abrindo a possibilidade de renegociação para empresas clientes que estão localizadas nestas cidades atingidas, oportunizando tempo adicional para um melhor planejamento financeiro. As condições são: até 6 meses de carência (sem pagamento de juros no período) e prazo de até 48 meses para o pagamento do refinanciamento, sendo que a empresa precisa estar adimplente ou inadimplente desde 02/12/2021. Os pedidos de renegociação poderão ser feitos até 30/04/2022, também pelo site do banco.

Já para os municípios, a linha BDMG Solidário oferece prazo máximo de pagamento de até 84 meses, maior do que a média das linhas de crédito usuais do banco, com taxas reduzidas de 0,49% ao mês + Selic e carência de até 12 meses. As cidades impactadas com IDH menor ou igual do que a média do Estado de Minas Gerais terão juros ainda menores: 0,41% ao mês + Selic, com os mesmos prazos. As solicitações, que terão prioridade de análise no banco, poderão ser feitas pelo site www.bdmg.mg.gov.br ou pelo email bdmgmunicipio@bdmg.mg.gov.br.

Mais R$ 182 milhões para moradias populares

Além da oferta imediata da linha BDMG Solidário, o Governo de Minas vai realizar um aporte de R$ 182 milhões junto ao banco. O objetivo é viabilizar, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, a construção de moradias populares para os afetados pelas chuvas. Esses recursos serão oferecidos às prefeituras com taxas subsidiadas e deverão estar disponíveis nos próximos dias.