BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

13 fev 2026
Vendas no comércio varejista mineiro têm alta de 1,8% em 2025

Segundo Boletim Econômico do BDMG, desempenho do setor no Estado foi superior ao verificado no país mesmo diante da desaceleração da economia

O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais cresceu 1,8% em 2025. O resultado foi superior ao registrado no Brasil, de 1,6%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta sexta-feira (13/2) a partir do levantamento do IBGE.

O economista do BDMG Adriano Miglio Porto avalia como positivo o resultado em um cenário em que a economia brasileira seguiu uma tendência de desaceleração no último ano.

“O comércio mineiro foi resiliente ao longo de 2025. Ao observar o patamar do volume de vendas em Minas, verificamos que se manteve elevado, próximo de picos de vendas do comércio varejista. Como o ano foi marcado por um padrão de renda um pouco mais restrito em função dos juros altos, a alta nas vendas foi mais significativa em itens de menor valor, como perfumaria, cosméticos e artigos pessoais”, avalia.

Ele destaca ainda que, mesmo no comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de produtos de maior valor, como materiais de construção e de veículos, 2025 registrou crescimento (0,7%). “Também tivemos uma performance superior à do país nos setores de materiais de construção e veículos”, afirma Porto.

Considerando apenas o resultado do mês de dezembro, o comércio varejista mineiro registrou variação negativa de 0,3%.

Confira a íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio aqui.