BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

15 out 2025
Vendas no comércio varejista mineiro recuam 0,6% em agosto

Segundo Boletim Econômico do BDMG, inflação em patamar elevado impacta movimento no setor; já o setor de Serviços registra alta de 0,4%

O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais registrou retração de 0,6% em agosto em comparação com o mês anterior. Apesar do recuo, no acumulado do ano, o resultado é positivo, com crescimento de 1,5%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quarta-feira (15/10) a partir do levantamento do IBGE.

O economista do BDMG Adriano Miglio aponta que os números refletem um patamar elevado da inflação que, apesar de ter recuado em agosto, segue alta em 2025. “O menor dinamismo econômico já sinaliza moderação na evolução da renda real no Estado, o que restringe as vendas. O movimento nos supermercados, principal categoria do comércio, segue em alta, mas já aponta desaceleração. Em contrapartida, houve redução de preços em combustíveis, o que contribuiu para contrabalancear as vendas no comércio”, avalia.

A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio está disponível aqui.

Volume de serviços em Minas Gerais cresce 0,4%  

Já o volume de Serviços prestados em Minas Gerais fechou agosto com alta de 0,4%, resultado acima do registrado no Brasil, onde houve estabilidade com variação de 0,1%. As informações também estão no Boletim Econômico do BDMG desta quarta-feira baseado em dados do IBGE.

Segundo o economista do BDMG Adriano Miglio houve uma recuperação do setor.  “O que mais contribuiu foi a área de informação e comunicação, com investimentos em tecnologia da informação, uma categoria que continua sustentando o dinamismo do setor de Serviços no Estado e no país. Além disso, verificamos uma melhora na atividade de transportes, com o aumento de algumas viagens, o que também ajudou a puxar o resultado de forma positiva”, afirma.

Os números do Boletim Econômico sobre Serviços estão aqui.