Boletim Econômico do BDMG aponta que compras de cosméticos e a recuperação do setor de veículos contribuíram para o resultado
O volume de vendas no comércio varejista em Minas Gerais cresceu 1,7% em maio, acima da média nacional, de 1,2%. Este é o sétimo resultado mensal positivo consecutivo do Estado. No acumulado de 2024, a alta é de 5,5% no Estado, similar ao do país, de 5,6%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), divulgado nesta quinta-feira (11/7) a partir de levantamento do IBGE.
O economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, destaca o crescimento de 20% em artigos de uso pessoal e doméstico e de 16,2% em perfumaria, cosméticos e farmácia em Minas Gerais no acumulado de 2024. “O varejo restrito está associado à renda. Se a renda cresce, como vem acontecendo de maneira mais significativa aqui do que no país, é natural que haja um movimento de maior compra desses produtos do dia a dia, como shampoo e perfumaria”, afirma.
O comércio varejista ampliado cresceu 1,7% em Minas Gerais em 2024. Mesmo aquém do desempenho do Brasil, de 4,8% no período, o número revela uma recuperação mineira. “Nos aproximamos do patamar nacional em veículos, motocicletas e peças, e isso está associado à melhora do crédito e da estrutura produtiva do Estado”, analisa o economista-chefe do BDMG. O setor de materiais de construção já se recuperou no ano e cresceu 2,6% no Estado, acima do país, 1,6%.
Supermercados e alimentos
Outro dado que chama a atenção é o comportamento do setor de alimentos e bebidas em Minas Gerais neste ano. “O Brasil está crescendo enquanto Minas Gerais está desacelerando. O atacado mineiro vive uma reestruturação com abertura e fechamento de lojas, mudanças de locais, donos e operação. Outro fator é que o preço cresce mais aqui, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte, do que no país, o que também tende a conter as vendas”, contextualiza o economista.
Os dados na íntegra do Boletim Econômico do BDMG estão disponíveis a aqui.