Contrato com o NDB, vinculado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, será a maior captação da história do banco mineiro
A Secretaria do Tesouro Nacional aprovou na noite de terça, 25/10, a captação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido no Brasil como o “banco dos BRICs”, no valor de USD 200 milhões, ou R$ 1 bilhão. O volume será a maior captação da história do banco mineiro.
Segundo o Comitê de Financiamentos Externos (Cofiex), o BDMG foi autorizado a prosseguir com a captação, pois possui “capacidade de pagamento elegível à concessão de garantia da União” e apresentou contragarantias suficientes, além de não possuir atrasos em operações avalizadas pelo Governo Federal.
“Isso significa que Minas, via BDMG, vai conseguir sustentar a expansão de setores como o da energia fotovoltaica, saneamento básico, além de demais investimentos privados, promovendo avanços em infraestrutura, geração de renda e oportunidades de trabalho no estado”, diz o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
De acordo com o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, os recursos oriundos do Novo Banco de Desenvolvimento poderão financiar também projetos de infraestrutura nos municípios, o que é muito importante para o desenvolvimento regional. Para ele, as condições financeiras são muito vantajosas pelo custo baixo e prazos longos de vencimento e de carência.
“Esta captação abrange tanto investimentos no setor público, isto é, municípios, quanto no privado. Ele também é multisetorial, adequando-se a segmentos que vão do agronegócio à indústria de grande porte, importantes geradores de empregos, e incluindo também as micro e pequenas empresas”, diz Bomfim. “Já temos as melhores taxas e linhas. Agora teremos também muito mais volume”, diz.
Segundo Bomfim, os recursos serão direcionados à infraestrutura, como projetos de transporte e mobilidade urbana, saneamento, fontes renováveis e eficiência energética, mas também a iniciativas de alto impacto em desenvolvimento humano e socioambiental, como agricultura sustentável, saúde e bem-estar e inclusão produtiva, entre outros.
60 anos
O BDMG, que completa 60 anos em 2022, é o principal agente financeiro de Minas Gerais, com operações em 94% dos municípios. Em 2021, o banco realizou desembolsos recordes, com a carteira de investimentos alcançando R$ 4 bilhões. A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide) escolheu o BDMG, em maio passado, como “Banco do Ano 2022”.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
