Com o resultado, o Estado alcança seu segundo maior volume de comercialização de serviços desde o início da série histórica do IBGE, em 2012
O volume de Serviços prestados em Minas Gerais cresceu 1,9% em junho em relação ao mês anterior, avanço superior ao do país, de 1,7%. Com o resultado, o Estado alcançou o segundo maior volume de comercialização de serviços desde o início do levantamento realizado pelo IBGE, em 2012. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta terça-feira (13/8). No primeiro semestre de 2024, Minas Gerais segue com um desempenho acima do nacional, somando 4,3% enquanto o país alcançou 1,6%.
O economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, destaca que os números de junho estão acima daqueles projetados pelo mercado: 1,3% para o Estado e 1% para o Brasil. “Em junho, os serviços profissionais e administrativos, que costumam atender empresas e indústrias, se recuperaram depois de algumas quedas, acompanhando a retomada da atividade industrial mineira”, analisa.
Outro destaque, segundo ele, é o segmento de transportes que cresceu 3,8% no primeiro semestre em Minas Gerais e recuou 2,5% no país. “Temos o bom desempenho do transporte de carga em função da sazonalidade positiva da safra do café, da boa produção de minério de ferro e do setor agrícola em geral. O transporte de passageiros também vai bem, em sintonia com a alta do turismo mineiro”, explica.
O turismo segue contribuindo para o bom nível de serviços em Minas Gerais, que é o segundo Estado do Brasil com maior volume dessa atividade no país. O crescimento é de 9%, entre janeiro e junho, atrás apenas da Bahia, com alta de 9,1%.
Acesse o Boletim Econômico completo do BDMG sobre Serviços aqui.