BDMG vai financiar iniciativas de empresas e municípios para redução de emissão de poluentes e mitigação às mudanças climáticas com o BID
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) recebeu, nesta quinta-feira (13/8), aprovação do Senado Federal para realizar a captação de US$ 100 milhões, mais de R$ 500 milhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos serão aplicados em ima iniciativa inédita no país: o Programa Minas para Resultados: Descarbonização e Resiliência Climática. O contrato marca a primeira operação com aval da união na história do BDMG.
Com a operação, o banco mineiro vai estruturar linhas de crédito para financiar projetos de empresas de todos os portes e municípios comprometidos em reduzir a emissão de poluentes e contribuir para as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“Esse novo instrumento nos permitirá acessar recursos a custos mais baixos, ampliar nossa capacidade de atuação e oferecer condições mais competitivas para empresas e municípios. É um passo decisivo para levar o BDMG a um novo patamar e para contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Minas Gerais, seja com a geração de empregos e com o estímulo à economia verde no Estado”, afirma o presidente do banco, Gabriel Viégas Neto.
O Senado é responsável pela aprovação final da operação, que agora segue para promulgação.
Inédito
O programa chamado BID Clima será a primeira experiência do BID no Brasil em que a liberação do crédito dependerá do cumprimento de metas de redução de carbono dos projetos financiados como aqueles de energia renovável, agricultura de baixo carbono e infraestrutura urbana preparada para eventos climáticos extremos, por exemplo.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital BDMG MUNICÍPIOS 2026
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório Anual
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Promorar
Fale com o BDMG
