Evento avaliou o contexto socioeconômico e ressaltou a conexão entre as duas instituições
O ambiente intelectual e os desafios econômicos mineiros na década de 1960 criaram as condições para a fundação do BDMG e, cinco anos depois, para a criação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG. A conexão das histórias dessas instituições foi tema do seminário realizado na quinta (23) no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.
A abertura do evento teve a participação do secretário de Estado de Planejamento e Gestão e presidente do Conselho de Administração do BDMG, Helvécio Magalhães. Em seguida, foram realizadas duas mesas-redondas. A primeira, A história do Cedeplar e do BDMG: trajetórias do desenvolvimento de Minas Gerais, com participação dos professores da UFMG Célio Campolina Diniz — também assessor do Banco —, João Antônio de Paula, Paulo Roberto Haddad e o ex-presidente do BDMG Paulo Paiva, sob a coordenação de José Alberto Magno de Carvalho. Durante as explanações, foi apresentado o contexto de criação do Banco e do Cedeplar, caracterizado pela adversidade econômica e pelo desafio de desenvolver Minas Gerais por meio de um banco de fomento, bem como da necessidade de conhecimento regional para promover a transformação da capacidade produtiva mineira.
Desafios do Cedeplar e do BDMG para o desenvolvimento futuro de Minas foi o tema da segunda mesa-redonda, que teve a participação do presidente Marco Crocco. O presidente ressaltou o desafio de ampliar a atuação do Banco como ator estratégico na indução do desenvolvimento socioeconômico sustentável. “Neste momento, o Estado assume papel fundamental na economia e, consequentemente, o BDMG tem a sua importância. Estamos atuando com intencionalidade e, para isso, escolhemos atuar em cinco campos estratégicos: Desenvolvimento Regional e Social, Inovação, Setores Estratégicos, como fármacos e semicondutores, Sustentabilidade Ambientale Agro”, disse.
Histórias conectadas
O Cedeplar foi criado em 1967 por professores do departamento de economia da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e funcionários do BDMG para apoiar atividades de pós-graduação e pesquisa em economia regional, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais. As linhas de pesquisa do Cedeplar contemplam áreas afins ao desenvolvimento, como economia regional e urbana e demografia. Nestes campos de atuação, desenvolveu excelência para atuação qualificada. Apoiou o estudo “Minas Gerais no século XXI”, coordenado pelo BDMG em 2002. Em 2012, também colaborou para o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2015, o BDMG refirmou esta parceria com um convênio para capacitação de seus funcionários. O estreitamento de laços com a produção acadêmica auxilia o Banco no alcance de seus objetivos estratégicos por meio de técnicas de análise para uma visão mais atual e aprofundada da economia mineira.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
