
Em março, mês das mulheres, as empreendedoras mineiras terão acesso a crédito com condições exclusivas e capacitação técnica gratuita em uma parceria inédita entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Sebrae Minas. Até 31 de março, mulheres líderes de micro e pequenas empresas em Minas Gerais acessam financiamento com taxa especial de 0,45% ao mês + Selic, com 48 meses para pagar, sendo 12 deles de carência. Além disso, as empresárias que contratarem o financiamento neste período também terão acesso à consultoria técnica gratuita.
“Reconhecer as potencialidades das empreendedoras e contribuir para que tenham condições para alavancar seus projetos são compromissos que o BDMG segue à risca o ano todo. Aliar crédito e capacitação é uma forma de apoiar as empresárias a ampliarem os negócios e é uma iniciativa que pode ser decisiva em um mercado competitivo”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
“As mulheres empreendedoras têm um papel fundamental na geração de emprego e renda e no fortalecimento da economia local. No entanto, sabemos que elas ainda enfrentam desafios na obtenção de crédito. Por isso, a parceria entre o BDMG e o Sebrae é essencial para ampliar o acesso das mulheres a financiamentos e, ainda, oferecer capacitação em gestão financeira, gerando oportunidade de crescimento e expansão de seus negócios”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Durante a capacitação com especialistas do Sebrae, as empresárias terão a oportunidade de fazer um diagnóstico gratuito de gestão financeira e receber orientações sobre como otimizar custos, organizar as finanças do negócio e elaborar um planejamento, entre outras questões. Além disso, elas poderão participar de programa de acompanhamento contínuo do Sebrae, com acesso a soluções em finanças, inovação e produtividade.
As empreendedoras atendidas pela linha especial de crédito do BDMG também poderão acessar a consultoria do Sebraetec, com 70% de subsídio do Sebrae. O programa oferece soluções de inovação em processos, produtos e serviços, como identidade visual, desenvolvimento de mídias digitais para empresas, entre outras.
Segundo levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal, as mulheres empreendedoras são responsáveis por 40% dos pequenos negócios do Estado, e ano a ano, têm buscado investir mais. Em 2024, o BDMG liberou R$ 70 milhões dentro das linhas específicas para mulheres, crescimento de 23% no comparativo com o ano anterior. O total de clientes atendidas também foi 20% maior, superando mil empreendedoras. Juntas, elas contribuíram para injetar R$ 80 milhões na economia mineira em 2024. Comércio e Serviços foram os setores que mais demandaram financiamentos, em todas as regiões de Minas.
Crédito decola negócios
“Tínhamos o sonho de estar em várias cidades e, hoje, isso já é uma realidade”, conta Izabela Freire, que comanda a Total Free Alimentos, em Belo Horizonte, empresa especializada em produtos para pessoas com restrição alimentar ou dietas específicas. Foi a partir do crédito do BDMG que ela e a sócia Neusa Mota compraram novos equipamentos, ampliaram a estrutura física e fizeram um plano de marketing. As melhorias permitiram dobrar o faturamento em um ano.
“Conciliar a maternidade, a pressão da sociedade e o empreendedorismo não é fácil. Precisamos de uma rede de apoio. Ter um Banco que oferece uma taxa menor para mulheres empreendedoras é muito importante. Além disso, ter o prazo de carência foi essencial, porque a gente precisava investir, ter um tempo para o retorno acontecer e começarmos a pagar as parcelas”, pontua Izabela.
Investir para crescer
Os investimentos a partir da captação do crédito também foram decisivos para o crescimento do negócio da pedagoga Marina Batista. Durante a pandemia, ela decidiu que era hora de acreditar no sonho de empreender. No início, eram aulas particulares, ainda na casa da mãe dela. Em pouco tempo, foi preciso alugar uma sala, e depois, uma casa. Hoje, o Envolvedu, em Belo Horizonte, oferece contraturno para crianças, colônia de férias e outras atividades. Por mês, são 70 alunos, que chegam a 120 no período das férias.
Depois de reforçar a estrutura da empresa, ela viu o faturamento crescer 30%. “Colocamos uma placa bonita, reformamos o espaço, refizemos a logo, ampliamos o mobiliário. Com espaço mais atrativo e profissional, vieram mais clientes e precisamos contratar mais colaboradoras”, comemora. “O crédito foi um investimento para ampliar o negócio”, completa Marina.
Crédito direcionado
O BDMG oferece produtos diferenciados com foco na igualdade de gênero durante todo o ano. Como critério, é necessário que a empresa tenha participação societária feminina igual ou superior a 50% do capital social há mais de seis meses. O financiamento é contratado todo por via digital.