08 nov 2023
Produção industrial mineira registra 4% de janeiro a setembro

Resultado mostrado no boletim econômico do BDMG demonstra que o Estado segue com saldo positivo no acumulado de 2023 frente à queda nacional

A produção industrial de Minas Gerais registrou 4% nos primeiros nove meses do ano, desempenho superior à média nacional, que fechou o período com recuo de 0,2%. No comparativo entre setembro e agosto, no entanto, Estado e país registraram estabilidade na produção, com o primeiro marcando 0,0% e o segundo com crescimento de 0,1%. Os dados constam no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quarta-feira (8/11) a partir de resultados publicados pelo IBGE.

O desempenho da indústria de transformação no estado foi o que mais contribuiu para o resultado de Minas nos primeiros três trimestres do ano, já que dez das 13 atividades apresentaram crescimento. Os destaques são os setores de borracha e material plástico, com avanço de 18,1%, o de máquina equipamentos, com 11,3%, e o de petróleo e biocombustível, com 9,5%.

“Na margem, a indústria mineira ficou estável durante a passagem de agosto para setembro devido a uma desaceleração da indústria extrativa e a uma recuperação da indústria de transformação”, analisa o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva. “Apesar dessa estabilidade relativa, observamos um desempenho em Minas superior no ano, determinado, primeiro, pela demanda crescente de minério de ferro e, segundo, pelo avanço da cadeia automotiva de um modo geral”, completa. Em 2023, a produção de veículos em Minas cresceu 7,8%, enquanto no Brasil houve queda de 5,8%.

O economista do BDMG acredita que o fechamento do ano será positivo para o setor industrial. “O segmento de transformação, nas linhas de duráveis e semiduráveis, se manterá em alta, motivado pelo crédito em queda e pelo pagamento do 13º, dois fatores que aumentam o poder de compra das famílias”.

Clique aqui e acesso o Boletim Econômico do BDMG sobre a produção industrial.