Minas Gerais sente o impacto do mercado chinês que reduz sua demanda por minério de ferro
A produção industrial mineira recuou 0,5% em abril em comparação com o mês anterior, o mesmo resultado verificado no país. Apesar da retração, o Estado fecha o quadrimestre com alta de 2,6%, resultado inferior ao do Brasil, de 3,5%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta sexta-feira (14/6) a partir dos dados do IBGE.
Em Minas Gerais, o crescimento da indústria extrativa foi de 7% e o da de transformação, 0,8%, no primeiro quadrimestre. Na avaliação do economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, o cenário mostra uma recuperação em relação aos meses anteriores, quando o recuo havia sido mais expressivo. Ele explica que os números estão associados ao mercado chinês, que demandou menos minério de ferro.
“Os resultados ficaram aquém do esperado. A China reduziu a demanda por minério de ferro, o que impacta a nossa produção. Também observamos uma redução na produção siderúrgica chinesa, o que igualmente nos impacta. No restante do mundo, o movimento foi similar. Isso afeta a cadeia siderúrgica mineira como um todo, incluindo metalurgia e máquinas e equipamentos, que foram os setores que puxaram nosso desempenho para baixo”, analisa.
Em Minas Gerais, no primeiro quadrimestre, a metalurgia fechou em queda de 5,2%. O setor de máquinas e equipamentos recuou 10,1% no mesmo período. Izak Silva pontua, ainda, a retração de 3,5% em petróleo e biocombustíveis no primeiro quadrimestre de 2024.
“Temos os fatores preço e quantidade. Em abril, houve a redução de preço dos combustíveis e, comparativamente ao ano passado, a economia está menos aquecida, o que também impacta o setor”, afirma Izak Silva.
Perspectiva
A cota de importação criada no Brasil para conter a entrada do aço estrangeiro no país deve contribuir para a recuperação da siderurgia mineira nos próximos meses, segundo a avaliação do economista-chefe. “Isso deve beneficiar a siderurgia e todos os segmentos encadeados a ela”, afirma Izak Silva.
Confira aqui a íntegra do Boletim Econômico da indústria mineira.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
