Boletim Econômico do BDMG aponta que o resultado foi impactado pela indústria extrativa, que retraiu 7,1% no primeiro bimestre no Estado

A produção industrial em Minas Gerais registrou retração de 0,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior. No Brasil, o recuo foi de 0,1% no mesmo mês. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais divulgado nesta terça-feira (8/4) a partir dos dados do IBGE.
O economista do BDMG Érico Grossi avalia que o resultado confirma uma tendência de desaceleração que é observada desde o último trimestre de 2024 na indústria mineira. Segundo ele, o resultado de fevereiro está associado, sobretudo, ao desempenho negativo da indústria extrativa do Estado, que recuou 7,1% no primeiro bimestre de 2025.
“A indústria extrativa mineira não registra bons números nos últimos cinco meses em função de fatores externos. A demanda pelo minério de ferro está reduzida, especialmente por parte do nosso principal comprador que é a China”, afirma.
Segundo Grossi, a indústria de transformação tem contrabalanceado este cenário e registra crescimento de 2,2% nos primeiros dois meses de 2025. “O segmento que mais contribui para este saldo positivo é o de veículos, com alta de 23,4% no acumulado do ano. Também destaco o crescimento de 15,8% no segmento de produtos químicos, muito ligado a insumos para a produção agropecuária”, pontua o economista do BDMG.
Confira o Boletim Econômico do BDMG sobre a Indústria aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
