Boletim Econômico do BDMG aponta que o resultado foi impactado pela indústria extrativa, que retraiu 7,1% no primeiro bimestre no Estado
A produção industrial em Minas Gerais registrou retração de 0,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior. No Brasil, o recuo foi de 0,1% no mesmo mês. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais divulgado nesta terça-feira (8/4) a partir dos dados do IBGE.
O economista do BDMG Érico Grossi avalia que o resultado confirma uma tendência de desaceleração que é observada desde o último trimestre de 2024 na indústria mineira. Segundo ele, o resultado de fevereiro está associado, sobretudo, ao desempenho negativo da indústria extrativa do Estado, que recuou 7,1% no primeiro bimestre de 2025.
“A indústria extrativa mineira não registra bons números nos últimos cinco meses em função de fatores externos. A demanda pelo minério de ferro está reduzida, especialmente por parte do nosso principal comprador que é a China”, afirma.
Segundo Grossi, a indústria de transformação tem contrabalanceado este cenário e registra crescimento de 2,2% nos primeiros dois meses de 2025. “O segmento que mais contribui para este saldo positivo é o de veículos, com alta de 23,4% no acumulado do ano. Também destaco o crescimento de 15,8% no segmento de produtos químicos, muito ligado a insumos para a produção agropecuária”, pontua o economista do BDMG.
Confira o Boletim Econômico do BDMG sobre a Indústria aqui.