Boletim Econômico do BDMG mostra que o bom desempenho dos setores de veículos e produtos químicos contribuiu para o resultado positivo
A produção industrial em Minas Gerais registrou avanço de 2,8% em junho na comparação com o mês anterior. O resultado foi superior ao do país, que registrou estabilidade com variação de 0,1%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais divulgado nesta sexta-feira (8/8) a partir dos dados do IBGE.
O economista do BDMG Adriano Miglio observa que o forte desempenho mineiro foi decisivo para que a média nacional não fosse negativa. Isso porque a indústria de Estados importantes, como São Paulo, registrou recuo em junho.
“O crescimento foi relevante em Minas Gerais, especialmente em função do setor de veículos, com a produção de automóveis de passeio, caminhões e de tratores. Além de o Estado ter a principal montadora do país, houve políticas públicas de isenção de impostos para este segmento. Além disso, a indústria mineira de produtos químicos industriais avançou em função do aumento da alta demanda de fertilizantes e defensivos vindas do agronegócio”, afirma Miglio.
Considerando o primeiro semestre de 2025, a indústria mineira também se destaca com crescimento de 2%, acima da média nacional, de 1,2%.
Confira o Boletim Econômico do BDMG sobre a Indústria aqui.