Boletim Econômico do BDMG aponta investimentos do agronegócio e bom desempenho da indústria extrativa do Estado; no país, alta foi menor, de 0,1%

A produção industrial mineira cresceu 1,8% em agosto em comparação com o mês anterior, sendo o segundo melhor resultado do país, atrás apenas do Ceará, onde a alta foi de 2,7%. No Brasil, o avanço foi menor, de 0,1%. No acumulado do ano, o crescimento é de 2,7% no Estado, semelhante ao nacional, de 3%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta terça-feira (8/10) a partir dos dados do IBGE.
Na avaliação do assessor econômico do BDMG Bruno Inácio, o crescimento em setores como produtos químicos e veículos, especialmente tratores, aponta um momento de investimentos do agronegócio mineiro.
“Observamos o aquecimento da indústria de produtos químicos que são insumos da agricultura, como os herbicidas. Veículos também cresceu, com destaque para tratores e transportes de cargas, além dos automóveis. Finalizamos a colheita de algumas culturas e podemos dizer que o agricultor faz investimentos para as próximas safras”, explica o assessor, lembrando que o crédito do Plano Safra foi lançado com atraso neste ano, empurrando para o segundo semestre alguns investimentos do setor.
O assessor econômico aponta, ainda, o bom desempenho da indústria extrativa no Estado, mesmo diante da queda na demanda externa e redução do preço do minério de ferro no mercado internacional. Em 2024, a alta em Minas Gerais soma 6,6%.
Para o segundo semestre, Bruno Inácio acredita que a indústria mineira deve continuar registrando números superiores à média nacional. O ponto de atenção, para ele, pode ser o comportamento mais cauteloso dos empresários após a mudança na política monetária brasileira. Em setembro, pela primeira vez no atual Governo, a taxa básica de juros subiu 0,25 ponto percentual. “Vínhamos com uma política monetária menos contracionista. A expectativa para a indústria mineira é positiva, contudo, será preciso observar o impacto do aumento da taxa de juros no nível dos investimentos” afirma Bruno Inácio.
Confira o Boletim Econômico do BDMG aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
