Boletim Econômico do BDMG mostra que o bom desempenho da indústria de transformação e a recuperação da extrativa contribuíram para o resultado
A produção industrial em Minas Gerais registrou avanço de 0,9% em março na comparação com o mês anterior. No Brasil, o resultado seguiu a mesma linha, com crescimento de 1,2% no mesmo período. Na média móvel trimestral, o Estado tem alta de 0,6%, acima da performance nacional, de 0,4%. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais divulgado nesta quarta-feira (14/5) a partir dos dados do IBGE.
Bruno Inácio, economista do BDMG, destaca que, no primeiro trimestre de 2025, a indústria de transformação foi decisiva para um resultado positivo em Minas, em especial, os segmentos de outros produtos químicos e o de veículos.
“Há um crescimento em fertilizantes, inseticidas e fungicidas que abastecem a agroindústria de Minas Gerais. As safras robustas, as melhores chuvas e a dinâmica interna de consumo das famílias, que consomem muito do agro, puxam o crescimento. Já o segmento de veículos segue com vigor em 2025, sobretudo, em tratores, caminhões e peças de veículos, além de automóveis individuais”, afirma.
O economista avalia, ainda, que o mês de março marcou a recuperação da indústria extrativa mineira. “Esse setor tem tido um ano desafiador, mas, em março, as exportações do minério de ferro voltaram a crescer. Tivemos um início de ano com muitas incertezas”, completa Inácio.
Confira o Boletim Econômico do BDMG sobre a Indústria aqui.