Boletim Econômico do BDMG aponta que resultado positivo foi impactado pelo bom desempenho do setor de veículos com a renovação da frota de empresas
A produção industrial em Minas Gerais cresceu 0,8% em janeiro na comparação com o mês anterior. No Brasil, houve estabilidade, sem avanço nem recuo no mesmo período. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais divulgado nesta terça-feira (18/3) a partir dos dados do IBGE.
O economista-chefe do BDMG Izak Carlos Silva avalia que o resultado do Estado superou a expectativa e foi impactado pelo desempenho do setor de veículos. “A indústria mineira apresenta uma característica em janeiro que é a de renovação das frotas das grandes empresas de locação de veículos, e isso puxou para cima a produção industrial. É um crescimento surpreendente para Minas Gerais, especialmente porque vínhamos de um cenário de desaceleração nos últimos meses”, afirma.
Embora o dado do primeiro mês do ano seja positivo, o economista pontua que a média móvel trimestral, aquela que considera os resultados dos últimos três meses, é de retração de 0,5% em Minas Gerais e de recuo de 0,3% no Brasil. “Isso ilustra que temos um quadro de desaceleração da atividade econômica, uma tendência que esperamos se manter para os próximos meses”, afirma.
Confira o Boletim Econômico do BDMG sobre a Indústria aqui.