A indústria extrativa foi o segmento que mais avançou no Estado, segundo boletim econômico do BDMG
A produção industrial de Minas Gerais cresceu acima da média nacional em 2023 e fechou o ano com avanço de 3,4%, enquanto a média nacional foi de 0,2%. O resultado demonstra um desempenho da indústria mineira muito superior a 2022, quando o setor fechou o ano com resultado negativo (-1,3%). Os números estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quinta-feira (8/2) a partir de levantamento do IBGE.
O crescimento em Minas pode ser explicado por fatores conjunturais e sazonais, segundo o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva. “Tivemos um crescimento generalizado em Minas, motivado pelo aumento da renda média da população e presenciamos também, no caso da extrativa, uma demanda externa aquecida por minério de ferro”, explica.
Na indústria de transformação, Minas registrou crescimento em 11 das 13 atividades pesquisadas, fechando o ano com avanço de 1,8%. Neste grupo, estão os setores de máquinas e equipamentos, que avançou 7,6% no ano, o de produtos de metal, com alta de 7,5%, e o de petróleo e biocombustíveis, com 5,3%.
Este bom desempenho, de acordo com Izak, deve se manter no primeiro trimestre de 2024. “O custo de financiamento vai ficando menor, o que permite a retoma dos investimentos, em alguma medida”, avalia.
Clique aqui e acesse o Boletim Econômico do BDMG.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
