BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

14 jul 2021
Pequenas empresas superam desafios na pandemia com ajuda do BDMG

Linhas de crédito especiais, como o Pronampe, ajudam empreendedores a superar momento de incertezas

A palavra crise possui dois significados. Ela pode se referir a um momento de perigo, mas pode ser usada também como sinônimo de “momento decisivo” para mudança de comportamento ou de trajetória. Muitas vezes, a diferença entre enxergar um mau momento ou uma oportunidade está no acesso a ferramentas que dão condições para que o empresário consiga superar o momento e se preparar melhor para o futuro.  

É isso que muitos empreendedores têm conseguido fazer com auxílio das linhas de crédito do BDMG. Desde o início da pandemia, o banco tem financiado empresas de diversos segmentos e portes a manter os seus negócios abertos e enxergar oportunidades em meio a um momento desafiador. E os pequenos negócios, que impactam em mais de 60% dos empregos em Minas, recebem atenção especial. Desde o início da pandemia, o BDMG desembolsou quase R$ 1 bilhão para micro e pequenas empresas do Estado, um patamar recorde na sua história.  

Uma das linhas especiais para esse público é a BDMG Pronampe, com taxas e juros atrativos e com a contratação podendo ser feita pela internet, sem necessidade de deslocamento. O resultado são muitas histórias de superação de empreendedoras e empreendedores que ganharam novo ânimo para continuar desenvolvendo seus negócios e realizando sonhos.  

Auxílio a empreendedoras  

Pessoas como Karla Brasil que, em 2016 decidiu abrir a Brasil Recursos Industriais, uma empresa de venda e manutenção em máquinas de solda, em um ramo industrial dominado pelos homens. Só esse fato já lhe traz muitos desafios cotidianos. Quando o negócio começava a engrenar, veio a pandemia e, consequentemente, um clima de incerteza sobre o futuro da empresa e dos seus funcionários. Foi aí que ela soube das linhas de crédito do BDMG com condições especiais para mulheres empreendedoras e decidiu contar com a ajuda especializada do Banco.  

“O BDMG foi um divisor de águas para mim. Com o crédito, consegui pagar os funcionários e ainda fiz uma reforma no espaço da empresa, o que sempre quis e nunca tive condições. A diferenciação nas condições de crédito para mulheres é muito bacana, pois assim, nos sentimos mais seguras. O BDMG ampliou os horizontes da minha vida e da minha empresa. Sem o Banco, minha empresa certamente não estaria aqui hoje”, afirma.  

Empreendimentos mais duradouros também podem se aproveitar dos serviços do Banco. Foi o que fez Luigina Sica, proprietária da Padaria Salermo, empresa familiar aberta em 1958, no bairro Esplanada, região Leste de BH. “Não conseguir pagar funcionários e fornecedores é o que tira o sono da gente”, conta a microempresária. Ela procurou o sindicato da panificação em busca de uma ajuda, e foi orientada a procurar o BDMG. Desde então, foram duas operações de crédito.  

“A primeira operação foi para capital de giro, e a segunda, para reformar o espaço que era praticamente o mesmo há 30 anos. Chamou-me a atenção as taxas e condições bem acessíveis para mulheres, como eu, alavancar os negócios. Não só pelos recursos, mas depois do BDMG pude gerenciar melhor o empreendimento. Cada pedaço da minha empresa não existiria hoje se não fosse o BDMG”, ressalta Luigina.     

Facilidade na operação  

O fácil acesso ao crédito foi o que surpreendeu Altair Saraiva, dono de uma oficina mecânica no bairro Serrano, na capital mineira. Ele confessa que nunca foi “bom com as finanças” e que a pandemia complicou as coisas justamente no momento em que ele ampliou o espaço físico do empreendimento. Altair recebeu a indicação do BDMG para que pudesse equilibrar as contas e ele topou a ajuda.  

“Uns amigos me falaram do Banco e entrei na internet para ver. Quando analisei a carência e as taxas vi que não tinha comparação com outros bancos. Fiz o pedido e fui acompanhando o processo on-line. Rapidamente apareceu ‘aprovado’ e o dinheiro tava na conta. Meu olho até brilhou!”, conclui.  

BDMG Pronampe  

O BDMG continua à disposição para auxiliar micro e pequenas empresas com linhas de crédito. Em julho, o BDMG abriu em seu site (www.bdmg.mg.gov.br) o cadastro para nova fase do Pronampe. Estão sendo colocados à disposição inicialmente R$ 339 milhões, garantidos ao banco pelo Governo Federal, por meio do Fundo de Garantia de Operações (FGO). Os juros são de 6% ao ano + Selic, com prazo total de 48 meses para pagar e 11 meses de carência. O crédito pode ser aplicado em capital de giro ou em investimentos. 

Além disso, o BDMG conta com uma rede de 350 correspondentes bancários em todo o estado de Minas Gerais, o que permite maior capilaridade no alcance de regiões mais distantes. A lista dos correspondentes também está disponível no site do banco.