BDMG e CORECON divulgaram os nomes dos projetos de artigos que irão concorrer ao prêmio
Foram anunciados na última quarta-feira (14) os nomes dos candidatos cujos projetos de artigo foram selecionados pela Comissão Julgadora do Programa de Apoio a Estudos em Desenvolvimento Econômico (PAEDE), para serem desenvolvidos em Artigos Completos:
a) Fernanda Faria Silva (UFOP) – PROJETO DE ARTIGO: “Resiliência e Reconversão Econômica do Município Mariana (MG) – Desafios Estruturais e Estratégias para o Futuro”.
b) Carla Cristina Aguilar de Souza (FJP), Luisa Souza Costa (UFV) e Raquel de Mattos Viana (FJP) – PROJETO DE ARTIGO: “O Papel do Setor de Serviços no Desenvolvimento Econômico e Regional de Minas Gerais”.
c) Fernando Salgueiro Perobelli (UFJF), Inácio Fernandes de Araújo Junior (UFJF), e Lucas Siqueira de Castro (UFJF) – PROJETO DE ARTIGO: “As Dimensões Espaciais da Cadeia Produtiva do Leite em Minas Gerais”.
PAEDE
O Programa de Apoio a Estudos e Desenvolvimento Econômico, PAEDE, é uma iniciativa do BDMG no âmbito das comemorações de seus 55 anos. Consiste num concurso de artigos aplicados ao tema desenvolvimento econômico e inclusão social, em Minas Gerais. O concurso visa estimular reflexões e fomentar iniciativas práticas para o desenvolvimento do Estado. Os artigos deverão apresentar enfoque atual com aplicabilidade para a economia mineira, visando a utilidade ao BDMG e ao Governo de Minas, com propostas de linhas concretas de ação.
O primeiro passo foi a submissão de projetos de artigo até 25 de maio. Em 09 de junho a Comissão Julgadora selecionou três projetos (identificados apenas por pseudônimos) que foram classificados para o desenvolvimento da proposta em artigo completo. Os autores, identificados em 12 de junho, por meio de uma sessão pública, terão até final de agosto para submeter o trabalho final, que passará por nova avaliação da Comissão Julgadora. Cumprindo todos os requisitos, a premiação ocorrerá em setembro, em cerimônia próxima à data de aniversário do BDMG.