BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

29 mai 2024
Minas Gerais soma quase 114 mil vagas de emprego formais criadas em 2024

Em abril, Estado teve saldo de 25.868 postos de trabalho, o segundo melhor de todo o país, conforme Boletim Econômico do BDMG desta quarta-feira (29/5)

Minas Gerais registrou saldo positivo de 25.868 vagas formais de empregos em abril e, pelo segundo mês seguido, alcançou o segundo melhor resultado do país, ficando atrás apenas de São Paulo (76,3mil). Foi ainda o melhor abril para o Estado em relação às vagas de emprego desde 2020, quando teve início o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quarta-feira (29/5) a partir do último levantamento do Caged.

Em abril, o desempenho do mercado de trabalho em Minas Gerais foi positivo em todos os segmentos. Em serviços, o saldo foi de 14,9 mil vagas formais, a indústria registrou 8,8 mil, e a agropecuária, 2,1 mil. Em 2024, o resultado chega a quase 114 mil postos de empregos formais criadas no Estado.

O economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, relaciona o cenário à recuperação do dinamismo da indústria mineira. “Destaco que dentro da indústria, a construção representou 20% de todos os postos de trabalho gerados no Estado. Esse cenário está atrelado ao controle das taxas de juros, já que é uma atividade impactada pelos financiamentos, e pela sazonalidade. Em função das férias e das chuvas, o início do ano não é favorável à construção que, agora, mostra uma recomposição”, afirma.

Ele lembra, ainda, que o bom desempenho da indústria de transformação e o da agropecuária, especialmente das safras de café, também contribuem para que o Estado siga batendo recordes em relação ao mercado de trabalho.

Nacional

No Brasil, o mercado formal também teve crescimento em abril, com saldo de 240 mil postos de trabalho formais criados e saldo total no ano de 958,4 mil postos. O resultado de 2024 é puxado por serviços (599 mil), indústria (332 mil) e agropecuária (26 mil).

O boletim econômico do BDMG pode ser acessado neste link.