Indústria mineira recupera contratações e mantém o Estado com o segundo melhor desempenho do país no ano, conforme Boletim Econômico do BDMG
Minas Gerais registrou saldo positivo de 28.354 vagas formais de empregos em junho. No acumulado do primeiro semestre de 2024, são 162,1 mil, o que garante ao Estado o segundo melhor resultado do país, atrás apenas de São Paulo (379,2 mil). Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta terça-feira (30/7) a partir do último levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, destaca a recuperação das contratações na indústria mineira em junho, após um período com desempenho abaixo do nível nacional. O saldo de vagas com carteira assinada no setor foi de 6,4 mil. “Temos uma melhora da atividade econômica e o fortalecimento do mercado de trabalho em todos os segmentos. Em especial, as atividades de metalurgia, siderurgia, peças e produção de veículos automotores puxaram os números para cima”, explica.
Ele pontua, ainda, que as atuais boas safras de café, milho e feijão garantiram um saldo positivo de postos formais na agropecuária em Minas Gerais em junho, com 9,4mil vagas. Em serviços, foram 12,4 mil vagas.
O boletim econômico do BDMG pode ser acessado aqui.