Saldo positivo de 139,5 mil vagas, com destaque para a indústria mineira de transformação, conforme boletim do BDMG
Minas Gerais fechou 2024 com saldo positivo de 139,5 mil vagas de empregos formais, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, que registraram 459,4 mil e 145,2 mil empregos, respectivamente. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quinta-feira (30/01), com base no último levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para o economista do BDMG, Bruno Inácio da Silva, 2024 foi um ano positivo para o mercado formal de empregos, tanto para Minas Gerais, quanto para o Brasil. O grande destaque foi o setor industrial, capitaneado pela indústria de transformação, que recuperou investimentos ainda pendentes desde a época da Covid-19.
Ainda segundo a análise do economista, os segmentos de comércio e serviços também tiveram bom desempenho, enquanto a agricultura se retraiu em vagas formais no estado e no restante do país.
“Isso já era esperado, pois 2024 foi marcado por safras diminutas em relação ao recorde que foi registrado em 2023. Este último ano registrou fenômenos climáticos significativos como as queimadas, que impactaram pastagens e algumas commodities”, avalia.
Para 2025, a perspectiva é que o emprego formal continue crescendo, de acordo com Silva.
O boletim econômico do BDMG está disponível aqui.