BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

14 nov 2023
Mesmo com recuo entre agosto e setembro, Comércio e Serviços em Minas registram resultado positivo no acumulado de 2023

Nos nove primeiros meses do ano, Serviços no Estado cresceram 8,4%, mais do que o dobro da média nacional, e o Varejo avançou 2,5%

Varejo e Serviços recuaram em Minas Gerais na passagem de agosto para setembro. No varejo ampliado, o recuo foi de 0,1%, e nos serviços, 0,6%. Ainda assim, no acumulado do ano, de janeiro a setembro, os setores registraram resultados positivos, de 2,5% e 8,4%, respectivamente, ambos acima da média nacional. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta terça-feira (14/11), com base no último levantamento do IBGE.

O Turismo segue como um destaque positivo, alcançando 20,3% de crescimento nos últimos 12 meses e 17,5% no acumulado do ano. Em contrapartida, no comércio varejista ampliado, material de construção recuou 6% de janeiro a setembro deste ano. No varejo restrito do estado, cinco dos oito segmentos pesquisados avançaram em 2023, com destaque para equipamentos e materiais de informática como computadores e notebooks (7,8%), e móveis e eletrodomésticos (6,3%). Já tecidos, vestuário e calçados (-13,3%) e artigos de uso pessoal e doméstico (-12,2%) não tiveram bons desempenhos.

Para o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos Silva, a pequena queda na comparação entre setembro e agosto reflete a dualidade entre crédito e renda. “Na medida que avançamos na redução da taxa básica de juros, bens dependentes do crédito, como veículos e eletrônicos, têm recuperado as perdas acumuladas no ano e apresentado crescimento na margem no período recente. Em contrapartida, os segmentos vinculados à renda apresentam uma desaceleração relativa, o que indica uma estabilidade no avanço do rendimento médio das famílias”, analisa.

Em serviços, segundo o economista, o desenho é parecido. “O que tem puxado para cima os resultados são as atividades turísticas, em que Minas ainda é líder, com bons números em locação de veículos, hotéis, transporte aéreo, rodoviário, buffets e restaurantes”, completa.

Clique aqui e acesse o Boletim Econômico do BDMG.