Boletim econômico do BDMG revela que o bom desempenho do setor de veículos e da atividade extrativa contribuiu para o saldo positivo no ano
A produção industrial de Minas Gerais cresceu 1,3% em 2025. O resultado ficou acima da média nacional (0,6%). Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) publicado nesta terça-feira (10/2) a partir do levantamento do IBGE.
De acordo com o economista do BDMG Adriano Miglio Porto, a indústria extrativa, que cresceu 3,1% no último ano, foi essencial para o balanço favorável.
“Essa alta considerável está relacionada ao mercado de minério de ferro e à demanda internacional por este produto. Considerando a indústria mineira de transformação, destaco os setores de veículos e de máquinas e equipamentos que também avançaram acima da média nacional. O setor de veículos, por exemplo, puxa toda uma cadeia de outras indústrias, como a de borracha e a de materiais plásticos”, avalia Porto.
O economista lembra ainda que a indústria alimentícia registrou um ano favorável em função do aumento das exportações de carne. Apesar do encerramento positivo de 2025, considerando apenas o mês de dezembro, houve um recuo de 4,7% na indústria de Minas Gerais.
Confira a íntegra do Boletim Econômico sobre a Indústria mineira.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital BDMG MUNICÍPIOS 2026
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Promorar
Fale com o BDMG
