Durante o evento ocorreu também a entrega do Prêmio ABDE-BID 2017
Os desafios da economia brasileira, o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) nesse impulso e as possíveis ações que podem levar o Brasil a um ciclo de desenvolvimento sustentável e de longo prazo estiveram em debate nesta quarta-feira (13/12) durante a realização do Fórum de Desenvolvimento.
O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organização das Cooperativas Brasileiras e faz parte da agenda de comemoração dos 55 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Economistas, especialistas e representantes das instituições que compõem o Sistema Nacional de Fomento debateram as dificuldades e as oportunidades da economia brasileira, a importância das cooperativas de crédito e sua representatividade na oferta de crédito, incluindo a análise de experiências internacionais. Também foi discutida a questão do mercado de capitais no Brasil com o foco em títulos verdes e a preparação do Brasil para aumentar nos próximos anos a emissão desses papéis vinculados a projetos de sustentabilidade.
O presidente do BDMG Marco Crocco destacou a importância de discutir os desafios que a economia brasileira enfrenta. “Os bancos de desenvolvimento e as agências de fomento têm papel fundamental no incentivo à atividade econômica e, mais que isso, devem criar instrumentos para garantir o desenvolvimento de longo prazo. O evento apresenta caminhos, e um deles é a oferta por essas instituições de crédito para projetos que visem à sustentabilidade em seu sentido mais amplo a partir das seguintes dimensões: preservação ambiental; desenvolvimento econômico e inclusão social”, afirmou.
Prêmio ABDE-BID 2017
Durante a realização do Fórum de Desenvolvimento foi feita a entrega do Prêmio ABDE-BID 2017 com o lançamento simultâneo da edição 2018 dessa premiação.
A analista do Banco Juliana Rodrigues Vieira recebeu menção honrosa no prêmio com o trabalho “Crescimento econômico e desemprego metropolitano: teoria e evidência para o Brasil de 2002 a 2015”.
Na categoria Desenvolvimento em Debate o primeiro colocado ficou com o trabalho “Estrutura produtiva e crescimento: uma análise comparativa de Brasil, Austrália e Canadá”, de Larissa Vieira Resende (UFMG/NApq) e de João Prates Romero (UFMG/Cedeplar).
Na categoria Finanças Verdes o trabalho vencedor foi “Os mercados de títulos verdes nos países em desenvolvimento e o papel do Novo Banco de Desenvolvimento”, de autoria de Rafael Antônio Anicio Pereira (USP) e de Marcelo Milan (UFRGS).
Na categoria Sistema OCB: cooperativismo de crédito e desenvolvimento o primeiro colocado ficou com o artigo “Estrutura de diversificação das cooperativas de crédito brasileiras”, formulado por Laís Karlina Vieira (UFMG) e Valéria Gama Fully Bressan (UFMG).
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
