06 dez 2023
Em Formiga, BDMG apresenta linhas de crédito relacionadas ao Turismo para empresas e municípios da região de Furnas

Reunião nesta quinta-feira (7/12) terá participação de prefeitos e gestores das cidades que integram a Alago

Representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) se reúnem nesta quinta-feira (7/12), em Formiga, na região Centro-Oeste, com prefeitos e gestores públicos que integram da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). Na pauta estarão as linhas de financiamento oferecidas pelo Banco para que as prefeituras financiem projetos de infraestrutura e outras iniciativas para o crescimento econômico das cidades. A agenda faz parte da programação do 2º Seminário de Governança para o Turismo.

Além de Editais de Municípios, o BDMG também conta com linhas de financiamento disponíveis durante todo o ano que viabilizam projetos relacionados ao Turismo, como portais turísticos, trevos de acesso rodoviário, centros de informações, centro de eventos, terminais turísticos, decks, píer, edificações públicas tombadas, sinalização turística e de bens culturais. O banco também disponibiliza linhas para   regularização fundiária urbana, obras em estradas vicinais e de mobilidade urbana, aquisição de máquinas e equipamentos, além de obras sustentáveis com foco em eficiência energética, cidades inteligentes, geração de energia limpa, sistemas de abastecimento de água, saneamento, resíduos sólidos urbanos, entre outras.

Há também linhas para financiar micro e pequenas empresas do segmento turístico, de forma a ampliar o setor na região que é conhecida por seus atrativos.

“Já somos parceiros dessas cidades e queremos estar cada vez mais próximos, reforçando nosso papel de apoio ao turismo, ao desenvolvimento, a projetos sustentáveis, incentivando iniciativas que melhorem a infraestruturas das cidades mineiras”, ressalta o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

Nos últimos 12 meses, o BDMG desembolsou R$ 72,3 milhões para prefeituras das regiões Sul e Centro-Oeste de Minas, regiões onde estão inseridas as cidades que integram a Alago. O valor é quase o dobro do alcançado nos 12 meses anteriores.

Considerando apenas os 39 municípios da associação, os desembolsos do banco mineiro para prefeituras somaram R$ 19,4 milhões nos últimos 12 meses, crescimento de 101%, mais do que o dobro, em ao mesmo período anterior.