Realizada em frente ao BDMG, evento tem hortaliças, frutas, pães, quitandas e queijos; iniciativa valoriza produtores locais e incentiva a Sustentabilidade
Quitandas, verduras, frutas, doces, pães, cafés e diversos outros produtos da agricultura familiar. A partir do dia 12 de junho, a “Feira do Campo pra Cá” passou a ocupar a rua Bernardo Guimarães, 1.600, no bairro Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte, entre 10h e 15h. A feira aberta ao público e ao ar livre vai acontecer duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras, em frente ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A próxima edição será no dia 26 de junho.
A cada edição serão convidados 12 diferentes expositores do Estado, sempre com produtos frescos e degustação de itens, e que foram selecionados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa). Entre eles está o produtor Christian Diniz, do Café Itapecerica, no Centro-Oeste, que preparou uma degustação especial para os visitantes. A produção do café está na sua família há 150 anos e no cardápio conta com uma série de cafés especiais, como os com notas de hibisco e rapadura, ou os de torra no fogão a lenha com notas de frutas cítricas e caramelo.
“Para nós, é uma oportunidade muito importante de acessar um público novo. Convido todos a conhecerem”, afirma o produtor que percorrerá 180 km para expor os produtos na feira do BDMG.
Um dos desafios dos pequenos agricultores é fazer com que seus produtos cheguem até o consumidor final, por isso, a feira tem potencial para contribuir com o desenvolvimento do setor. A agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil, segundo o último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sustentabilidade
A “Feira do Campo pra Cá” integra a programação do Mês do Meio Ambiente liderada pelo BDMG com foco na sustentabilidade. O objetivo é estimular práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é o plano de ação global liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir desigualdades e proteger o clima e o meio ambiente.
“Esta é uma forma de valorizar os pequenos produtores e a agricultura sustentável. A partir desta feira, apoiamos não só a geração de emprego e renda, mas também o consumo de alimentos saudáveis, a cultura e a gastronomia mineira. A sustentabilidade é um dos pilares de desenvolvimento do BDMG”, afirma o presidente do Banco, Gabriel Viégas Neto.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
