Plataforma conecta instituições mineiras de fomento ao empreendedorismo, tecnologia e ciência
Um ambiente virtual para conexão direta entre empreendedores, pesquisadores, empresas, instituições e governo. Essa é a proposta da Trilha Mineira da Inovação (TMI), lançada na terça-feira (30), no espaço do Seed, em Belo Horizonte. A plataforma é uma parceria entre nove instituições do Estado que buscam, juntas, contribuir para que empresas nascentes possam alcançar o sucesso do modo mais coordenado, encontrando informações e orientações diversas.
Para o presidente do BDMG, Marco Crocco, “o Estado de Minas Gerais possui mais de 200 pontos de geração de conhecimento: são universidades, institutos de ensino superior, centros tecnológicos, de pesquisa e inovação. A Trilha Mineira de Inovação é um meio para reunir, em um único ambiente, esses substratos e outros diversos atores do ecossistema. Para o BDMG, é muito importante fazer parte da iniciativa, pois vamos apresentar nossas linhas de financiamento à inovação e ações que estão sendo desenvolvidas para tornar o BDMG o Banco da Inovação de Minas Gerais”, afirmou.
Segundo o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela, é preciso incentivar as ideias inovadoras. “Os empreendedores, geralmente jovens, não conhecem bem as dificuldades que vão encontrar pelo caminho. Eles precisam olhar para fora da faculdade e conseguir apoio. A Trilha não tem receita pronta e sim atores que podem trocar informações, dar conselhos e mostrar oportunidades”, disse.
Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, a TMI vai se transformar e crescer como um espaço aberto para que o empreendedor possa encontrar apoio. “Essa é a primeira versão do projeto e estamos sempre abertos a sugestões. Reunimos, inicialmente, nove instituições, mas o objetivo é que mais atores façam parte dessa trilha”, completou.
Instituições participantes:
O projeto é um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes); do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig); da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae MG); da Rede Mineira de Inovação (RMI); da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI); da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI).
Conheça a Trilha Mineira de Inovação, clicando aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
