Boletim Econômico do BDMG mostra que a alta nas vendas de móveis e eletrodomésticos contribuiu para o resultado do Estado, superior ao do país
O volume de vendas no comércio varejista de Minas Gerais cresceu 1,8% em março, em comparação com o mês anterior. Com o resultado, o Estado atingiu o pico dessa série histórica com dados do IBGE, iniciada em 2000. No Brasil, o crescimento foi menor, de 0,8% em março. Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), divulgado nesta quinta-feira (15/5) a partir do levantamento do IBGE.
Érico Grossi, economista do BDMG, destaca o trimestre positivo para as vendas de móveis e eletrodomésticos. “Apesar da inflação não ter cedido nos primeiros meses de 2025, o crédito para as famílias continua aquecido e, dessa forma, o consumo de alguns itens duráveis se mantém forte”, afirma.
O bom desempenho se repete no comércio varejista ampliado, que inclui atividades como as vendas de veículos, motocicletas e peças e material de construção, onde foi verificada uma alta de 1,5% em março em relação ao mesmo mês do ano anterior. O economista lembra que são segmentos que também estão associados ao acesso ao crédito.
A íntegra do Boletim Econômico do BDMG sobre Comércio está disponível aqui.
Volume de serviços em Minas Gerais se mantém estável em março
O volume de Serviços prestados em Minas Gerais fechou março com estabilidade em relação ao mês anterior, sem avanço ou recuo. No primeiro trimestre de 2025, o crescimento é de 0,9% no Estado. As informações também estão no Boletim Econômico do BDMG baseado em dados do IBGE.
Bruno Inácio, também economista do BDMG, explica que diversos segmentos registram crescimento no primeiro trimestre, como o de atividades turísticas, serviços prestados às famílias e de informação e comunicação. Contudo, o recuo de 7,9%, nos três primeiros meses do ano em outros serviços impactou o resultado.
“Essa queda é verificada desde o final de 2024. Este segmento inclui serviços financeiros que não são aqueles bancários, como as empresas de maquininhas de cartão, de intermediação financeira tanto às famílias quanto às empresas e prestadoras de seguro. É um recuo que pode estar atrelado ao cenário de alta da inflação e da taxa básica de juros, já que isso leva a um consumo menor das famílias”, avalia.
Os números do Boletim Econômico sobre Serviços estão aqui.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
