BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

17 jan 2024
Comércio e Serviços crescem em novembro e mantêm resultado positivo no acumulado de 2023

Segundo Boletim Econômico do BDMG, expectativa é que setores fechem o ano com números superiores a 2022

Comércio e Serviços registraram resultados positivos em Minas Gerais no mês de novembro. O varejo ampliado avançou 2,4% em comparação com o mês de outubro, enquanto o volume de serviços prestados cresceu 0,4%. O resultado do mês contribuiu para o crescimento dos dois setores no acumulado de 2023, entre janeiro e novembro, atingindo, respectivamente, 2,7% e 8,3% no Estado, resultados superiores à média nacional.

Os dados estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quarta-feira (17/11) a partir do último levantamento do IBGE. Após o Comércio em Minas ter recuado em outubro, os novos números mostram um cenário favorável, conforme análise do economista-chefe do BDMG, Izak Carlos Silva. “Os avanços podem ser justificados, entre outros, pela Black Friday, que impactou em Minas segmentos como perfumaria e cosméticos, supermercado, alimentos e bebidas”, explica. As atividades turísticas seguiram com bom desempenho, com crescimento de 16,5% de janeiro a novembro de 2023.

O boletim também indica alguns recuos. No varejo ampliado, por exemplo, entre janeiro e novembro houve queda de 4,6% nos segmentos de materiais de construção e de 4,3% no de veículos.  “São dois setores muito dependentes do crédito que, ao longo de todo 2023, sofreram com as taxas de juros elevadas”, diz o economista.

Para 2024, o economista acredita que os números positivos devam prevalecer. “Temos boas perspectivas com o crédito mais barato para as famílias, que impulsionarão as atividades ligadas a financiamentos, como veículos, móveis e eletrodomésticos da linha branca”.

Clique aqui e acesso o Boletim Econômico do BDMG sobre a produção industrial mineira.