Destinado a produtores rurais e profissionais de assistência técnica de Minas, o curso online visa fomentar práticas sustentáveis na produção de café

A capacitação gratuita e online sobre agricultura regenerativa com foco na cafeicultura oferecida pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) teve início nesta terça-feira (17/9) e atraiu 1.024 inscritos, mais do que o dobro de interessados da última edição do curso, realizado em 2023. Produtores rurais, profissionais de assistência técnica da rede pública e privada e consultores de 261 municípios mineiros, principalmente do Sul de Minas, Zona da Mata e Alto Paranaíba, vão participar da formação, que objetiva fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante no Estado e contribuir para a competitividade do agronegócio mineiro.
Na abertura da aula inaugural, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destacou o compromisso do Banco de estimular investimentos em agricultura sustentável. “Produzir e comercializar alimentos no contexto da crise climática é um grande desafio e as tecnologias da agricultura tropical regenerativa passam a ser fundamentais. Temos um caminho sem volta para produzir em larga escala e ao mesmo tempo regenerar o solo e preservar a biodiversidade e os mananciais de águas”, afirmou. A iniciativa é uma parceria do Banco com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, sendo realizado pelo Grupo de Agricultura Sustentável (Gaas).
Primeiro encontro
No primeiro encontro, o professor Marcelo Urtado, engenheiro agrônomo no Cerrado Mineiro, apresentou experiências com o cultivo do café regenerativo, aliando preservação ambiental e rentabilidade.
A capacitação, no formato de Ensino à Distância (EAD), se encerra em novembro, com entrega de certificado. Serão sete módulos sobre bioinsumos, manejo biológico para controle de pragas e doenças, uso de remineralizadores do solo, entre outros temas. Também haverá dias de campo em três regiões de Minas e seleção de projetos de transição da cafeicultura regenerativa para receber mentoria com especialistas.
Além de ofertar a capacitação, o BDMG disponibiliza crédito com custos atrativos para fomentar a agricultura regenerativa. As linhas de crédito para financiar a estruturação da fertilidade do solo e a implantação de biofábricas, sistemas biodigestores e sistemas de compostagem já estão disponíveis via cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob e Cresol.
Os interessados em saber mais sobre as linhas de crédito podem acessar o site do BDMG.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
