BDMG 2ª via de boleto
2ª via Boleto
clique aqui para emitir

Emita a 2ª via do seu boleto com rapidez e sem complicação. Aqui no BDMG é assim!

BDMG Internet Banking
Internet Banking
acesse seu internet banking

Nosso cliente pode consultar as informações relativas ao seu contrato e ainda solicitar a renegociação ou um novo financiamento.

BDMG Meu Financiamento
Meu Financiamento
acesse seu financiamento

Para quem fez uma simulação e deseja acompanhar o andamento da proposta de forma rápida e segura.

BDMG Correspondentes Bancários
Correspondentes Bancários e Parceiros
acesse área de parceiro

Se você é um parceiro do BDMG, aqui você acessa todas as funcionalidades disponíveis, sem complicação.

31 out 2023
Capacitação do BDMG para projetos sustentáveis atrai mais de 200 municípios

Treinamento para gestores públicos começou nesta terça-feira (31/10) e é uma parceria entre o Banco e a Agência Francesa de Desenvolvimento

Cerca de 300 gestores públicos, entre prefeitos, secretários municipais e técnicos de mais de 200 cidades, se inscreveram no Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade. Nesta terça-feira (31/10) aconteceu a primeira etapa do treinamento gratuito, com foco em saneamento e tratamento de esgoto. A iniciativa é uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca que “o BDMG tem desempenhado um papel de relevância no financiamento a projetos voltados para a sustentabilidade. Isso se aplica também aos municípios mineiros, onde o saneamento, a eficiência energética e o tratamento de resíduos sólidos urbanos se tornam uma necessidade porque trazem impactos positivos diretos na vida da população”.

Até o fim de novembro serão realizados outros dois treinamentos sobre resíduos sólidos e energia fotovoltaica. O objetivo é sensibilizar as lideranças municipais de todas as regiões do Estado quanto à importância da elaboração e implantação de projetos sustentáveis nas cidades.

No treinamento desta terça-feira foram abordadas a importância do saneamento para a questão ambiental e social, assim como o marco legal do saneamento básico, normas e metas de universalização em Minas Gerais, perfil regional, planos municipais.

Avaliação

O engenheiro Heytor Pimenta, diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município de Formiga, na região Centro-Oeste do Estado, foi um dos inscritos no treinamento. Segundo ele, a cidade pretende elaborar novos projetos sustentáveis.

“Atualizar os conhecimentos se faz necessário com o advento do novo marco do saneamento básico, com o objetivo de universalizar os serviços prestados e melhorias para toda a população do município. Esse treinamento auxiliará no entendimento da elaboração e aprovação de novos projetos sustentáveis, com objetivo de conseguir investimentos para avançar na implantação de novos sistemas voltados para melhoria no saneamento em Formiga”, explica.

Para o doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atual chefe de destinação final de resíduos da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Pedro Heller, apoiar os municípios nestes projetos sustentáveis é essencial. “Saneamento é saúde, qualidade de vida para a população. Muitas vezes o município tem projeto, mas essas grandes obras esbarram em limitações financeiras. (O curso) é uma grande oportunidade para os municípios terem acesso ao financiamento e mostrar temas tão importantes para a universalidade do saneamento”, destaca.

Ampliação da oferta

O BDMG vem ampliando ano a ano financiamentos a iniciativas sustentáveis nos municípios. Desde 2019, são mais de R$ 160 milhões para saneamento básico, resíduos sólidos e eficiência energética/energia renovável.

De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, R$ 61,3 milhões foram desembolsados pelo Banco para esses projetos, valor que é quase três vezes maior do que no mesmo período do ano passado.