31 out 2023
Capacitação do BDMG para projetos sustentáveis atrai mais de 200 municípios

Treinamento para gestores públicos começou nesta terça-feira (31/10) e é uma parceria entre o Banco e a Agência Francesa de Desenvolvimento

Cerca de 300 gestores públicos, entre prefeitos, secretários municipais e técnicos de mais de 200 cidades, se inscreveram no Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade. Nesta terça-feira (31/10) aconteceu a primeira etapa do treinamento gratuito, com foco em saneamento e tratamento de esgoto. A iniciativa é uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca que “o BDMG tem desempenhado um papel de relevância no financiamento a projetos voltados para a sustentabilidade. Isso se aplica também aos municípios mineiros, onde o saneamento, a eficiência energética e o tratamento de resíduos sólidos urbanos se tornam uma necessidade porque trazem impactos positivos diretos na vida da população”.

Até o fim de novembro serão realizados outros dois treinamentos sobre resíduos sólidos e energia fotovoltaica. O objetivo é sensibilizar as lideranças municipais de todas as regiões do Estado quanto à importância da elaboração e implantação de projetos sustentáveis nas cidades.

No treinamento desta terça-feira foram abordadas a importância do saneamento para a questão ambiental e social, assim como o marco legal do saneamento básico, normas e metas de universalização em Minas Gerais, perfil regional, planos municipais.

Avaliação

O engenheiro Heytor Pimenta, diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município de Formiga, na região Centro-Oeste do Estado, foi um dos inscritos no treinamento. Segundo ele, a cidade pretende elaborar novos projetos sustentáveis.

“Atualizar os conhecimentos se faz necessário com o advento do novo marco do saneamento básico, com o objetivo de universalizar os serviços prestados e melhorias para toda a população do município. Esse treinamento auxiliará no entendimento da elaboração e aprovação de novos projetos sustentáveis, com objetivo de conseguir investimentos para avançar na implantação de novos sistemas voltados para melhoria no saneamento em Formiga”, explica.

Para o doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atual chefe de destinação final de resíduos da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Pedro Heller, apoiar os municípios nestes projetos sustentáveis é essencial. “Saneamento é saúde, qualidade de vida para a população. Muitas vezes o município tem projeto, mas essas grandes obras esbarram em limitações financeiras. (O curso) é uma grande oportunidade para os municípios terem acesso ao financiamento e mostrar temas tão importantes para a universalidade do saneamento”, destaca.

Ampliação da oferta

O BDMG vem ampliando ano a ano financiamentos a iniciativas sustentáveis nos municípios. Desde 2019, são mais de R$ 160 milhões para saneamento básico, resíduos sólidos e eficiência energética/energia renovável.

De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, R$ 61,3 milhões foram desembolsados pelo Banco para esses projetos, valor que é quase três vezes maior do que no mesmo período do ano passado.