Modelo de atuação do Banco de oferta de financiamentos a produtores rurais via cooperativas de crédito foi reconhecido pelo Prêmio ALIDE 2025

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) venceu nesta terça-feira (13/5) o prêmio internacional ALIDE 2025, da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento, na categoria “Produtos Financeiros”.
A iniciativa premiada trata do modelo de financiamento a produtores rurais mineiros via cooperativas, incluindo neste formato a oferta de crédito a iniciativas focadas na agricultura regenerativa. Neste contexto entra o programa LabAgroMinas, desenvolvido pelo BDMG com o objetivo de incentivar produtores rurais a adotar práticas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e promovam a regeneração do solo.
O resultado foi anunciado nesta terça-feira (13/5), na República Dominicana, durante o 55º Encontro Anual da ALIDE, que reúne instituições de mais de 20 países.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca que a conquista reconhece a atuação do banco mineiro no fortalecimento de uma das principais atividades da economia do Estado. “É um prêmio do qual todos os mineiros podem se orgulhar. O BDMG não só acredita que é possível transformar a agricultura regenerativa em uma alternativa economicamente viável, mas trabalha para que isso seja uma realidade cada vez mais presente no Estado. E faz isso a partir das cooperativas de crédito que ajudam o Banco a levar o crédito a produtores rurais de todo o Estado”, afirma.
Os números reforçam o momento pujante do agronegócio em Minas Gerais. No primeiro trimestre de 2025, a agricultura liderou o ranking de exportações do Estado, com 45% do volume total. O BDMG contribui para esse cenário. Em 2024, quase R$ 1,5 bilhão foram liberados em crédito pelo Banco para financiar projetos neste segmento, incluindo aqui o Agro Repasse, que no mesmo período registrou um crescimento expressivo de 193% atingindo R$ 264,1 milhões em desembolsos, e o financiamento à agricultura regenerativa.
Transformação
A atuação do BDMG neste projeto ocorre por meio de cooperativas de crédito financiando projetos de estruturação da fertilidade do solo, com uso de bioinsumos, remineralizadores e mix de plantas de cobertura, além da implantação de biofábricas, sistemas biodigestores e sistemas de compostagem.
Com essas linhas, os produtores conseguem investir no seu ativo mais relevante que é o solo e, a partir deste investimento, os benefícios são solos mais saudáveis que permitem maior infiltração de água, plantas que crescem com mais saúde e resiliência a eventos climáticos extremos, alimentos com maior qualidade para o consumo e maior competitividade em mercados cada vez mais exigentes. Além disso, ao utilizar insumos locais e, muitas vezes produzidos na própria propriedade, reduz-se a dependência de insumos externos e, com isso, caem os custos de produção.
O projeto inclui ainda capacitações gratuitas realizadas nos últimos dois anos e que reuniram mais de mil produtores e profissionais de assistência técnica interessados nesse processo de transição da agricultura convencional para a regenerativa.
O projeto conta com a parceria do BDMG com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e suas vinculadas, além da Embrapa Cerrados e do GAAS (Grupo associado de Agricultura Sustentável).
Sobre a ALIDE
Com sede em Lima, no Peru, a instituição tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região e dos países parceiros através de boas práticas financeiras. Entre os membros estão instituições de diversos países, como Rússia, Alemanha, Canadá, Índia, Argentina, México, Uruguai.
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
