Depois de ter sido reconhecido como signatário do Pacto Global da ONU e ter financiado, em Minas Gerais, mais de R$ 1,6 bilhão em projetos com pegada sustentável durante 2020, o BDMG está ampliando seu engajamento nas principais agendas globais de desenvolvimento sustentável. O presidente da instituição, Sergio Gusmão, acaba de ser apontado como membro do Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), entidade vinculada à ONU que representa o Pacto Global no Brasil. Assim, o BDMG torna-se o primeiro banco de desenvolvimento brasileiro a ter um assento na entidade.

A Rede Brasil do Pacto Global é responsável reunir o setor empresarial para atuar em ações de impacto mensurável sintonizadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU. Seu Conselho Orientador é formado por lideranças articuladas em apoiar a evolução dos modelos de negócios sustentáveis e a implementação de projetos em parceria.

Concomitante ao assento no CORB, Sergio Gusmão foi nomeado o 13º integrante do programa ‘Liderança com Impacto’, também idealizado pela Rede Brasil do Pacto Global – ONU. A iniciativa  –  que

reúne os principais executivos de empresas como Eletrobrás, Microsoft Brasil, SAP, Falconi, Boticário, Grupo Malwee, entre outras – visa posicionar lideranças empresariais como agentes mobilizadores da sustentabilidade dentro de suas organizações, no relacionamento com sua cadeia de valor, com governos e com a sociedade em geral. O BDMG é o primeiro banco a ter assento no seleto grupo, e tem a missão de ser o porta-voz do ODS 8 (“Trabalho Decente e Crescimento Econômico”) nas discussões, articulações e proposições.

“A promoção do crescimento inclusivo e sustentável, capaz de gerar oportunidades de trabalho decente para todos é uma tarefa urgente e necessária no contexto dos desafios que enfrentamos como sociedade e especialmente no âmbito da estratégia de recuperação econômica pós-pandemia. Acredito que a mobilização de um amplo conjunto de atores – públicos e privados – trabalhando de forma cooperativa e pragmática, associada à utilização de instrumentos técnicos e financeiros adequados, nos permitirá acelerar nossa trajetória com vistas a um modelo desenvolvimento mais sustentável”, avalia Sergio Gusmão.

Sustentabilidade no foco

A atuação do BDMG no fomento ao desenvolvimento sustentável tem se fortalecido. No ano passado, 57% (ou R$ 1,6 bilhão) de todos os financiamentos do BDMG para os setores público e privado estiveram associados a pelo menos um dos 17 ODS. Em 2019, esta parcela era de 38%.

Em destaque, os desembolsos de R$ 97,8 milhões para projetos de energia renovável (especialmente fotovoltaica), superiores em 67% aos de 2019. Quando em operação, estes projetos permitirão um aumento de 32 MW na capacidade instaladade energia em Minas Gerais, o suficiente suprir o consumo de mais de 28 mil domicílios/ano e evitar a emissão de mais de 6.000 t CO2e/ano.

Sobre o Pacto Global da ONU

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Trata-se, hoje, da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil membros em 70 redes locais, que abrangem 160 países.