Evento reuniu renomados economistas brasileiros, palestrantes internacionais, autoridades e estudantes
Entre os dias 6 e 8 de setembro, Belo Horizonte sediou o 22º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) e pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG). Neste ano, o tema foi Desenvolvimento Econômico, Justiça Social e Democracia: Bases para um Brasil Contemporâneo. Mais de 1.500 congressistas estiveram no evento, que teve, em sua abertura, participação do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.
Na sexta-feira, (8), o Presidente do BDMG, Marco Crocco, participou da mesa de debates “O papel das Agências e dos Bancos de Desenvolvimento no novo Ciclo de Crescimento”, que também contou com a participação do economista da UERJ Leonardo Burlamaqui e do chefe do Departamento de Pesquisa Econômica do BNDES, Victor Pina Dias.
Crocco ressaltou que o novo ciclo de crescimento ainda pode demorar, pois o Brasil vive, desde 2014, uma recessão econômica gravíssima. “Somos um banco de desenvolvimento e nosso foco é alavancar a economia do Estado. Dessa forma, temos taxas mais favorecidas e focamos em prazos mais longos. Temos expertise em créditos do BNDES em Minas Gerais e auxiliamos as empresas a viabilizar projetos de investimento, principalmente aqueles considerados estratégicos para o desenvolvimento da economia estadual”, concluiu.