Curso gratuito vai durar três meses e é realizado em parceria com a Embrapa Cerrados
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados iniciaram, nesta terça-feira (4/7), uma capacitação gratuita para a introdução de novas tecnologias voltadas à agricultura de baixo carbono em Minas Gerais. O objetivo do curso para engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas é incentivar produtores rurais a atuarem de forma mais sustentável e inovadora, garantindo
a produtividade.
A capacitação, que se encerra em setembro, tem dez módulos em formato Ensino à Distância (EAD) e aulas práticas vão tratar de temas como manejo sustentável e recuperação de solo, uso de remineralizadores, bioinsumos, compostagem e biofábricas.
Na abertura do curso, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressaltou que o objetivo da iniciativa é permitir difundir o conhecimento e alcance da agricultura regenerativa entre produtores de todas as regiões de Minas, já que, ao sensibilizar quem produz, o potencial de implantação das novas técnicas é ampliado.
“Vemos neste programa a convergência de interesses econômicos, sociais e ambientais. As tecnologias podem trazer mais saúde e fertilidade para o solo, melhores resultados econômicos para os produtores rurais e para o agronegócio, alimentos de maior qualidade à mesa das famílias e maior fixação de carbono, uma das ferramentas mais potentes para limitar o aquecimento global até 2030. Estamos confiantes de que esta capacitação será um marco importante para aceleração dessas tecnologias no agronegócio”, afirmou.
As aulas serão administradas por pesquisadores da Embrapa e por profissionais vinculados ao Grupo Associado de Agricultura Sustentável com experiência nesse tipo de prática. Além de financiar a capacitação, que despertou o interesse mais de 450 profissionais, o BDMG atua como indutor da agricultura sustentável oferecendo linhas de crédito que serão apresentadas durante o curso, incentivando a transição da produção de baixo carbono no campo.
Alta demanda
No módulo iniciado nesta terça-feira, 80% dos profissionais que participaram da aula ao vivo são de assistência técnica e consultores independentes. Há ainda produtores rurais e pesquisadores na turma. Todos os inscritos atuam em Minas Gerais e em diversas regiões, como Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste, Norte, Noroeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Central, Rio Doce e Metropolitana de Belo Horizonte.
Em função da alta procura, a capacitação foi expandida. Além dos 143 inscritos, outros 318 profissionais terão acesso ao conteúdo
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
