A parceria prevê a disponibilização, até o final do 1º semestre, de US$ 36 milhões para a instituição mineira financiar municípios do estado
O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Gusmão, firmou nesta quinta-feira (5/3), em Montevidéu, um acordo entre a instituição e o Fonplata, banco de desenvolvimento multilateral formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O memorando prevê disponibilizar ao BDMG – até o fim do 1º semestre, quando o contrato definitivo deverá ser assinado – recursos de US$ 36 milhões durante um período máximo de oito anos, visando estruturar linhas de crédito para municípios mineiros.
Com a operação, o BDMG será o primeiro banco público brasileiro a acessar os recursos do Fonplata. “Estamos focados em criar oportunidades de diversificação da origem dos nossos recursos, o que envolve ampliarmos o relacionamento com os bancos multilaterais de fomento. Neste contexto, esta parceria é mais um passo para inserir o BDMG no cenário mundial do mercado de crédito”, afirma Gusmão.
A assinatura ocorreu durante o I Fórum de Integração e Desenvolvimento, organizado pelo Fonplata e pela revista Latin Finance, no Uruguai. O evento reúne os setores público e privado, representantes de bancos de desenvolvimento, organizações internacionais, investidores e financiadores de desenvolvimento.
Em outubro de 2019, o BDMG já havia dado um passo consistente no mercado internacional, realizando a maior captação internacional de sua história: 100 milhões de euros, provenientes do Banco Europeu de Investimento (BEI), para investimentos com prazos de 10 anos. A primeira parcela destes recursos, de 8,5 milhões de euros, acaba de ser liberada. Os recursos são destinados ao financiamento de projetos de energia solar que poderão ser aplicados em todo o estado.