Debate enfocará a importância do uso de indicadores e medidas de desempenho no contexto das políticas de desenvolvimento
Especialistas em práticas do uso de evidências para melhoria da gestão pública estarão reunidos no dia 09 de agosto, a partir de 9h, na sede do BDMG, para um encontro sobre Monitoramento e Avaliação no Âmbito da Agenda 2030. O objetivo do evento, realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro, é compartilhar experiências bem-sucedidas sobre o uso de evidências e de novas formas de monitoramento e avaliação para melhoria da tomada de decisão, em especial, no contexto de políticas de desenvolvimento.
A importância de se ampliar o uso de indicadores e medidas de desempenho para a eficácia das políticas públicas estará no centro dos debates. Sergio Gusmão, presidente do BDMG, destaca que a equipe do Banco deve estar sintonizada com a Agenda 2030, pois a instituição é um agente relevante de fortalecimento do desenvolvimento sustentável do Estado, em suas dimensões econômica, social e ambiental. “Nesse sentido, o evento nos permitirá refletir sobre as melhores práticas de monitoramento e avaliação de projetos, possibilitando uma gestão ainda mais efetiva e focada em metas da aderência do planejamento do BDMG aos ODS”, explica.
Participantes
Durante o evento, o conselheiro da diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), André Soares, palestrará sobre o emprego de evidências na gestão do impacto de desenvolvimento de multilaterais, tendo como base a Metodologia Delta, utilizada pela instituição.
Em uma rodada de conversas, Lígia Vasconcellos (pesquisadora do Insper Metrics) falará sobre avaliação de impacto social em negócios e investimentos; Nabil Kadri (chefe do Departamento de Meio Ambiente BNDES) apresentará um case sobre monitoramento e avaliação no BNDES relacionado ao Fundo Amazônia; Paulo Jannuzzi (professor de Ciências Estatísticas do IBGE) abordará os desafios da produção de indicadores de M&A para a Agenda 2030; e Samantha Dotto Salve (coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD) falará sobre inovação social para o alcance dos ODS.
Sobre a Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. Concluídas em agosto de 2015, as negociações culminaram em documento que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes a serem implantadas até 2030. Saiba mais clicando aqui: https://nacoesunidas.org/tema/agenda2030/.
Confira o currículo dos participantes:
André Soares
Conselheiro da diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ele auxilia o escritório do Brasil e do Suriname em questões relacionadas ao braço do setor privado do banco (BID Invest) e no fundo de investimentos para inovação social (BID LAB). Atuou como economista do Departamento de Integração e Comércio do BID em projetos relacionados ao comércio e relações econômicas China-América Latina. Antes disso, foi Coordenador de Pesquisa do Conselho Empresarial China-Brasil (CBBC), onde esteve envolvido na defesa do interesse das maiores empresas brasileiras com negócios na China. Executivo em gestão pública pela Harvard Kennedy School, Andre é mestre em engenharia industrial, com ênfase em economia e inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também atua como non-residente fellow Atlantic Council e sênior-felow do Centro Brasileiro de Relações Exteriores (CEBRI), onde trata de questões sobre China, América Latina e desenvolvimento.
Lígia Vasconcellos
Pesquisadora associada do Insper Metricis e consultora em avaliação de impacto social. É doutora em Economia pela FEA USP, e possui mestrado em Economia (EAESP FGV), graduação em Administração de Empresas (EAESP FGV) e licenciatura em Matemática (IME USP). Foi Gerente de Avaliação de Projetos do Itaú-Unibanco, respondendo pela avaliação de impacto de projetos sociais e políticas públicas, e atuou como Diretora Científica do Instituto Escolhas. Mentora da Aceleradora Herd, da Rede Mulher Empreendedora, e membro dos Conselhos Consultivos do Trapézio – Grupo de Apoio à Escolarização e do R20 Brasil – Regions of Climate for Action.
Nabil Moura Kadri
Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, é Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou em diversos órgãos do Governo Federal e Estadual, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Compõe os quadros do BNDES desde 2008 e já teve passagens pela área Financeira, Área de Infraestrutura Social e Assessoria da Diretoria do Banco.
Paulo de Martino Jannuzzi
Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, professor da Faculdade Cesgranrio e pesquisador PQ/CNPq no projeto Políticas Públicas, Mudança Social e Dinâmica Demográfica no Brasil de 1992 a 2014. Foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social entre 2011 e maio de 2016.
Samantha Dotto Salve
Formada em Relações Internacionais pela Unesp Franca e tem mestrado em Cooperação Internacional e Desenvolvimento pela Universidade do País Basco, Espanha. Tem 10 anos de experiência em gestão de projetos, com passagens por ONGs, como a Cruz Vermelha e pelo Sistema ONU, na UNRWA. Atualmente está à frente da Unidade de Desenvolvimento Humano do PNUD. Tem experiência nos temas desenvolvimento humano e sustentável, monitoramento, indicadores, pobreza, IDH e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Serviço:
Monitoramento e Avaliação no Âmbito da Agenda 2030
9 de agosto, de 9h à 12h30
Auditório do BDMG (rua da Bahia, 1600 – bairro Lourdes)
Necessário confirmar presença pelo endereço: comunicacao@bdmg.mg.gov.br
Sobre o BDMG
Sobre o BDMG
Transparência
Relações com Investidores
Licitações e Contratos
Sala de Imprensa
Documentação BDMG
Crédito Para sua Empresa
Microempresas
Pequenas empresas
Médias empresas
Grandes empresas
BDMG PRONAMPE
Inovação
Agronegócio
Sustentabilidade
Investimento
Municípios
Edital de Municípios
Linhas Permanentes
Programa Saneamento do Paraopeba
Documentação dos Processos
Planilha SPB
Treinamento BDMG Digital
Sustentabilidade
Crédito Verde
Títulos Sustentáveis
Relatório de Sustentabilidade
Acesse seu BDMG Digital
2ª via de Boleto
Internet Banking
Meu Financiamento
Correspondentes Bancários e Parceiros
Atendimento
Encontre um correspondente
Fale com o BDMG
