10 jan 2023
BDMG dobra volume de desembolsos para os municípios em 2022

Valor atingiu R$ 157,2 milhões, crescimento de 103,4%, em relação a 2021

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) dobrou o volume de financiamentos destinados aos municípios em 2022, com um valor total de R$ 157,2 milhões, crescimento de 103,4% se comparado ao ano anterior. Esses desembolsos se referem a 265 contratos em 219 municípios.

“A ampliação da presença do BDMG junto aos municípios e o aumento do volume de desembolsos foram compromissos que assumimos desde o início da nossa gestão, no ano passado. Esta atuação foi muito importante para o estado de Minas Gerais, para o desenvolvimento regional e com impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade mineira”, afirmou Marcelo Bomfim, presidente do BDMG.

Para impulsionar o apoio aos municípios, os editais de financiamento que eram realizados a cada dois anos, tornaram-se anuais.  “Essa redução de prazo entre os editais, a agilidade nos processos e o relacionamento mais próximo com as prefeituras permitiram esse crescimento relevante no volume de desembolsos para quase R$160 milhões”, explicou Bomfim.

Ao longo do ano passado, o BDMG procurou uma aproximação maior com os municípios por meio de capacitação e treinamentos, além de reforço na equipe comercial. Os encontros voltados aos gestores municipais foram preparados para esclarecer dúvidas sobre as linhas de financiamento oferecidas pelo banco, a contratação e o uso da plataforma digital. Em 2022, foram realizados três encontros com a participação de representantes de mais de 200 municípios mineiros. Apenas no último treinamento, realizado em outubro, a capacitação teve com a presença de 250 agentes municipais.

Como um importante agente do desenvolvimento socioeconômico de Minas, o BDMG está presente em 52% dos 853 municípios mineiros, sendo que em 301 dessas cidades, o banco é a única fonte de financiamento das prefeituras.

Para o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, a parceria com o BDMG tem sido fundamental. “É de grande importância, para os municípios, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo BDMG, ao longo dos anos, no fomento de políticas de desenvolvimento em centenas de cidades mineiras, propiciando melhores serviços públicos e qualidade de vida aos cidadãos. Que venham mais parcerias nesse sentido.”

Máquinas e Equipamentos

Entre as linhas de crédito mais acessadas pelos municípios no ano passado está a do financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos como tratores, caminhões, escavadeiras, motoniveladoras, unidades de resgate e ambulâncias, ônibus, caminhões-tanque e carros de resgate para brigadas de incêndio. Em 2022, foram desembolsados R$ 66 milhões, um aumento de 872% em relação ao ano anterior. Esse resultado pode ser atribuído ao aumento da demanda por parte das prefeituras, à agilização de processos internos e à redução do prazo de entrega pelos fornecedores que tiveram dificuldade de entrega no período mais forte da pandemia. Outros importantes investimentos realizados pelos municípios com recursos do BDMG são a troca de iluminação pública por lâmpadas de led e a geração de energia fotovoltaica em prédios públicos.

Para facilitar o acesso dos municípios às linhas de financiamento, o processo de contratação do crédito é totalmente digital. Por meio do site do banco, a prefeitura acessa, de forma ágil e simplificada, as linhas de crédito. Além disso, os municípios contam com o apoio de uma equipe especializada do BDMG ajudando-os na obtenção do crédito e, em alguns casos, no andamento de obras, com soluções conjuntas para dar andamento aos projetos.